Corteva e BP anunciam "joint venture"

Objetivo é o desenvolvimento de biocombustível de baixa intensidade de carbono voltado para a aviação

18.11.2024 | 10:29 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Caroline Ahn

A Corteva Inc. anunciou hoje parceria estratégica com a BP p.l.c. (antiga British Petroleum Company) para o desenvolvimento de biocombustível de baixa intensidade de carbono voltado para a aviação. O negócio deve ocorrer por meio de uma "joint venture".

O objetivo anunciado é produzir e fornecer insumos agrícolas para combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês). A meta inicial é atingir a entrega de 1 milhão de toneladas métricas anuais desses insumos até meados da década de 2030.

Esse esforço atende às regulamentações internacionais, como a meta da União Europeia de incluir 20% de SAF nos combustíveis de aviação até 2035 e 70% até 2050.

Corteva e BP planejam introduzir sistemas agrícolas que aproveitem cultivos como mostarda, girassol e canola, com características específicas para produção de biocombustíveis. Esses cultivos, além de cumprirem critérios rigorosos de sustentabilidade da UE e dos EUA, prometem gerar novas fontes de renda para agricultores na América do Norte, América do Sul e Europa.

Brook Cunningham, diretor de estratégia da Corteva, destacou que a parceria reafirma o papel da agricultura na busca por soluções para a descarbonização global.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de ajudar a indústria aérea europeia a se tornar mais sustentável, ao mesmo tempo em que criamos uma nova fonte de renda para os agricultores", disse.

Por sua vez, Emma Delaney, vice-presidente executiva de clientes e produtos da BP, elogiou a sinergia entre as empresas: "juntas, temos um posicionamento único para agregar valor, aproveitando as tecnologias da Corteva e as capacidades de refino e comércio da BP".

A formalização do acordo está prevista para 2025, com a operação da "joint venture" iniciando no mesmo ano.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro