Corteva Agriscience lança o Sistema Enlist

Novidade une genética de alta performance ao melhor manejo de plantas daninhas e lagartas

10.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa Corteva

A Corteva Agriscience apresenta para o Brasil uma das mais aguardadas tecnologias do agronegócio, o Sistema Enlist, a nova opção de biotecnologia para sementes de soja que une genética de alta performance ao manejo de plantas daninhas e lagartas, dando ao produtor rural maior controle sobre sua operação e a possibilidade de ampliar o potencial produtivo da sua lavoura. “Esse lançamento é muito importante para o mercado brasileiro porque dá ao produtor rural liberdade de escolha para optar por uma nova tecnologia eficiente e muito mais simples de ser trabalhada no campo. Nós todos da Corteva estamos muito felizes por trazer essa novidade para o agricultor brasileiro”, destaca Christian Pflug, líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

As sementes Enlist E3 são tolerantes ao Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3 - que aguarda aprovação da União Europeia e deve ser aprovada em breve -, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja; uma opção sob medida para o produtor brasileiro. O Sistema Enlist completo é formado por três pilares: Sementes & Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, sustentados por Boas Práticas Agrícolas, com o programa “Enlist Certo”. Flexibilidade, conveniência, diversidade, maior controle e simplicidade são diferenciais do Sistema Enlist frente às demais soluções disponíveis no mercado. “Além das sementes com alta capacidade produtiva, Enlist facilita todo o processo de plantio, considerando que o produtor pode fazer a aplicação dos herbicidas na pós-emergência da soja. Com isso, ele ganha tempo, reduz custo e garante um manejo mais eficiente”, completa Pflug.

No Brasil, o plantio das sementes Enlist se dará já na safra 2021/2022 com 14 variedades. A safra 22/23 terá um total de 33 variedades. A tecnologia estará disponível, nesta safra, pelas marcas proprietárias da Corteva, Brevant Sementes e Cordius, e pelas marcas Brasmax, DonMario, Neogen, Nidera, NK e Stine. Além do Brasil, as sementes Enlist E3 já são utilizadas pelos produtores americanos. “Após um ano de lançamento do Sistema Enlist nos Estados Unidos, o país contou com cerca de 7 milhões de hectares de soja plantados com Enlist E3, por meio de mais de 100 produtores. Em 2021, cerca de 35% da soja americana foi plantada com Enlist E3”, comenta Pflug.

Os testes realizados no Brasil com as variedades Enlist E3 e Conkesta E3 contaram com mais de 400 áreas de pesquisa em todo o país, incluindo os programas de melhoramento de obtentores parceiros e das marcas próprias da Corteva. Também foram realizadas 74 áreas demonstrativas onde produtores rurais já puderam conhecer as variedades disponíveis para o lançamento em 2021. “Enfrentamos importantes desafios climáticos durante a realização dos testes e ainda assim os resultados foram muito satisfatórios. A produtividade alcançada ficou entre 2% e 5% acima das variedades comerciais que estão no mercado – em alguns lugares do País, esse número chegou a 8% a mais”, destaca Pflug.

O Sistema Enlist reúne benefícios que contribuem para que o produtor alcance altas produtividades de forma simples.

O pilar de herbicidas do Sistema Enlist conta com dois produtos: Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina) e Enlist Duo Colex-D (mistura pronta de 2,4-D sal colina + glifosato sal dimetilamina). As duas opções já estão sendo comercializadas no Brasil e possuem uma excelente performance no campo. A possibilidade de utilização destes herbicidas também em pós-emergência da Soja Enlist, torna a condução das lavouras muito mais prática e flexível. O novo 2,4-D sal colina, presente da formulação dos herbicidas do Sistema Enlist, apresenta ultrabaixa volatilidade, devido a sua baixa pressão de vapor.

Enlist Certo

Com novas tecnologias surgindo no mercado é imprescindível que os agricultores adotem Boas Práticas Agrícolas para garantir a maior longevidade e eficácia das tecnologias. Para isso, dentro do Sistema Enlist há o programa “Enlist Certo”, voltado para técnicas de Boas Práticas Agrícolas no uso dos produtos, incluindo o processo de Refúgio, que a companhia entende ser tão importante e de responsabilidade de toda a cadeia – indústria, obtentores de genética, multiplicadores e também do agricultor. Todas as tecnologias da Corteva contam com orientações sobre sua correta utilização, além de passarem por rigorosos testes antes de serem aprovadas pelos órgãos regulatórios.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024