A Corteva Agriscience apresenta para o Brasil uma das mais aguardadas tecnologias do agronegócio, o Sistema Enlist, a nova opção de biotecnologia para sementes de soja que une genética de alta performance ao manejo de plantas daninhas e lagartas, dando ao produtor rural maior controle sobre sua operação e a possibilidade de ampliar o potencial produtivo da sua lavoura. “Esse lançamento é muito importante para o mercado brasileiro porque dá ao produtor rural liberdade de escolha para optar por uma nova tecnologia eficiente e muito mais simples de ser trabalhada no campo. Nós todos da Corteva estamos muito felizes por trazer essa novidade para o agricultor brasileiro”, destaca Christian Pflug, líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.
As sementes Enlist E3 são tolerantes ao Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3 - que aguarda aprovação da União Europeia e deve ser aprovada em breve -, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja; uma opção sob medida para o produtor brasileiro. O Sistema Enlist completo é formado por três pilares: Sementes & Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, sustentados por Boas Práticas Agrícolas, com o programa “Enlist Certo”. Flexibilidade, conveniência, diversidade, maior controle e simplicidade são diferenciais do Sistema Enlist frente às demais soluções disponíveis no mercado. “Além das sementes com alta capacidade produtiva, Enlist facilita todo o processo de plantio, considerando que o produtor pode fazer a aplicação dos herbicidas na pós-emergência da soja. Com isso, ele ganha tempo, reduz custo e garante um manejo mais eficiente”, completa Pflug.
No Brasil, o plantio das sementes Enlist se dará já na safra 2021/2022 com 14 variedades. A safra 22/23 terá um total de 33 variedades. A tecnologia estará disponível, nesta safra, pelas marcas proprietárias da Corteva, Brevant Sementes e Cordius, e pelas marcas Brasmax, DonMario, Neogen, Nidera, NK e Stine. Além do Brasil, as sementes Enlist E3 já são utilizadas pelos produtores americanos. “Após um ano de lançamento do Sistema Enlist nos Estados Unidos, o país contou com cerca de 7 milhões de hectares de soja plantados com Enlist E3, por meio de mais de 100 produtores. Em 2021, cerca de 35% da soja americana foi plantada com Enlist E3”, comenta Pflug.
Os testes realizados no Brasil com as variedades Enlist E3 e Conkesta E3 contaram com mais de 400 áreas de pesquisa em todo o país, incluindo os programas de melhoramento de obtentores parceiros e das marcas próprias da Corteva. Também foram realizadas 74 áreas demonstrativas onde produtores rurais já puderam conhecer as variedades disponíveis para o lançamento em 2021. “Enfrentamos importantes desafios climáticos durante a realização dos testes e ainda assim os resultados foram muito satisfatórios. A produtividade alcançada ficou entre 2% e 5% acima das variedades comerciais que estão no mercado – em alguns lugares do País, esse número chegou a 8% a mais”, destaca Pflug.
O Sistema Enlist reúne benefícios que contribuem para que o produtor alcance altas produtividades de forma simples.
O pilar de herbicidas do Sistema Enlist conta com dois produtos: Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina) e Enlist Duo Colex-D (mistura pronta de 2,4-D sal colina + glifosato sal dimetilamina). As duas opções já estão sendo comercializadas no Brasil e possuem uma excelente performance no campo. A possibilidade de utilização destes herbicidas também em pós-emergência da Soja Enlist, torna a condução das lavouras muito mais prática e flexível. O novo 2,4-D sal colina, presente da formulação dos herbicidas do Sistema Enlist, apresenta ultrabaixa volatilidade, devido a sua baixa pressão de vapor.
Enlist Certo
Com novas tecnologias surgindo no mercado é imprescindível que os agricultores adotem Boas Práticas Agrícolas para garantir a maior longevidade e eficácia das tecnologias. Para isso, dentro do Sistema Enlist há o programa “Enlist Certo”, voltado para técnicas de Boas Práticas Agrícolas no uso dos produtos, incluindo o processo de Refúgio, que a companhia entende ser tão importante e de responsabilidade de toda a cadeia – indústria, obtentores de genética, multiplicadores e também do agricultor. Todas as tecnologias da Corteva contam com orientações sobre sua correta utilização, além de passarem por rigorosos testes antes de serem aprovadas pelos órgãos regulatórios.