Corteva Agriscience e Canacampo promovem projeto socioambiental

Projeto Corteva Natureza conscientiza estudantes e moradores de áreas rurais a adotarem práticas que contribuam para a sustentabilidade no campo

25.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Lygia Conde

A Corteva Agriscience e a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) promovem nesta semana, em Pirajuba (MG), o projeto socioambiental Corteva Natureza. Nesta fase, o objetivo é orientar estudantes que residem em áreas rurais sobre quais as ações individuais e coletivas podem ser incorporadas ao cotidiano para promover a preservação do meio ambiente.

Participam desta etapa do projeto cerca de 150 crianças do município localizado na região do Triângulo Mineiro. Nos próximos dias, elas assistirão a palestras com conteúdo educativo abrangente, além de tomarem parte em ações interativas sobre reciclagem, uso consciente da água e do restabelecimento da vegetação nativa.

O encontro será realizado no Centro Regional de Educação Ambiental, mantido pela Canacampo e com a participação da Corteva e mais três importantes usinas canavieiras da região: Coruripe, CMAA Vale do Tijuco e Santo Ângelo. No centro, funciona um viveiro de mudas nativas, onde os estudantes serão instruídos sobre manejo e plantio das espécies nativas. No local, também participarão de ação de plantio de mudas para marcar o início do projeto.

“O Corteva Natureza é um projeto com foco nos estudantes, pois são instrumento de conscientização ambiental de seus pais e familiares, em sua maioria produtores rurais”, afirma Igor Borges, coordenador de Boas Práticas Agrícolas da Corteva. “Viver em harmonia com o meio ambiente é parte do propósito da Corteva na garantia do futuro desta e das próximas gerações. É enriquecer a vida dos que produzem e também dos que consomem”, completa Borges.

Educação em Boas Práticas Agrícolas

Além do Corteva Natureza, a empresa também promove o projeto educativo “Expedição da Agricultura para a Vida”, que tem como objetivo disseminar boas práticas agrícolas. Por meio de um caminhão com baú adaptado para o formato de sala de aula, o programa percorre diversos municípios brasileiros para oferecer treinamento técnicos para agrônomos, consultores e profissionais que lidam com a lavoura.

Há também o Programa de Aplicação Responsável (PAR), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, que treina agricultores na aplicação de defensivos agrícolas e reforça a importância das boas práticas agrícolas.

Além desses, integram, ainda, o Programa de Boas Práticas da companhia os projetos sociais Corteva Escola e Corteva Mulheres no Campo. O Corteva Escola com o tema “MEU HERÓI, O AGRICULTOR”, evidencia a importância do agricultor como o responsável pela produção de alimentos, destacando a parceria da Corteva como uma empresa comprometida em desenvolver tecnologias que ajudam quem vive do campo.

Já o Corteva Mulheres no Campo identifica e expõe a realidade em que vivem as mulheres em relação a sua saúde e da sua família, bem como sua importância no universo profissional. Além disso, propõe adoção de atitudes práticas e saudáveis para que elas conquistem qualidade de vida pessoal e familiar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro