Copaaergs divulga prognóstico climático para o trimestre

09.12.2011 | 21:59 (UTC -3)
Gislaine Freitas

Especialistas apontam para precipitações abaixo do padrão em grande parte do Estado. As maiores reduções deverão ocorrer no Nordeste em dezembro e no Sul em fevereiro. Estas informações poderão ser conferidas no boletim com as recomendações e prognósticos climáticos para os meses de dezembro/janeiro/fevereiro que será disponibilizado nesta sexta-feira (9). O material resulta do encontro do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) reunido, na quinta-feira (8), no auditório da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

A intensificação do fenômeno La Niña mantém o quadro de estiagem no Rio Grande do Sul, explica Flávio Varone, meteorologista da Fepagro. Segundo ele, a maior influência do fenômeno ocorre agora em dezembro. Nos meses de janeiro e fevereiro as chuvas permanecerão irregulares. “Os volumes não serão suficientes para suprir as perdas ocorridas durante a primavera”, finaliza.

O agrônomo Dulphe Pinheiro Machado Neto, da Emater/RS-Ascar, falou sobre as culturas do trigo, feijão, milho e soja. Conforme ele, a estiagem preocupa, principalmente, nas regiões da Serra e do Vale do Taquari podendo afetar as culturas do milho e do feijão. A soja não é preocupação para este momento e o trigo já foi colhido e seco, explica Dulphe.

O conselho é formado por representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fepagro, Irga, Sema, Cientec, Defesa Civil, Conab, Inmet, Embrapa, Inpe, UFRGS, UFSM, UFPel, FURG, Fepam, Farsul, Fetag, Sargs, SBA, SFA-RS, Emater/RS-Ascar, IBGE e Fepam.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025