Ministro da Agricultura diz que está próximo um acordo para redução no embargo às exportações de carnes para a Rússia
Com objetivo de levar conhecimento e responsabilidade socioambiental para as crianças que estão cursando o ensino fundamental, a COOXUPÉ, através de uma parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO, lançou oficialmente nesta segunda-feira (6), o projeto do Núcleo de Educação Ambiental que ficará localizado no Complexo do Japy - mais novo empreendimento da cooperativa que deverá alavancar a logística do café produzido na região.
Durante a cerimônia, executivos da BASF, entre eles o Presidente Mundial da Divisão de Proteção de Cultivos, Markus Heldt, e o Vice-presidente da América Latina, Eduardo Leduc, junto com a diretoria da COOXUPÉ e o Diretor Presidente da Fundação Espaço ECO, Roberto Araújo, inauguraram a pedra fundamental da escola, que conta com as obras em andamento – além de levar noções de meio ambiente para os estudantes, a escola está sendo construída com princípios ambientais com tijolos certificados e madeira de reflorestamento.
Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, o Núcleo de Educação é mais um grande passo para a COOXUPÉ. “O produtor rural é um conservador por natureza e é pelo núcleo que vamos dar a oportunidade de suas crianças – muitas delas futuros cafeicultores – entenderem a importância da conscientização ambiental. Além de levar para casa exemplos importantes, no futuro, elas devem aplicar suas próprias técnicas para uma lavoura mais sustentável”, conta.
Para o presidente Mundial da BASF, o projeto sai das salas de aula trazendo propostas ousadas e que ultrapassam fronteiras. “Temos diversos projetos de parcerias educacionais espalhados pelo mundo e isso só dá certo porque temos total apoio de cooperativas como a COOXUPÉ. Somos parceiros de longa data e juntos vamos olhar para um futuro mais sustentável tanto da indústria quanto da lavoura”, conta.
Além do Núcleo de Educação Ambiental, a COOXUPÉ possui diversas parcerias com a BASF ligadas à preservação do meio ambiente, como a recuperação de matas ciliares, também dentro do complexo do Japy.
Durante a inauguração da pedra fundamental da instituição de ensino, o Vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto de Melo, o Diretor Administrativo, Antônio Carlos Oliveira Martins, o Presidente da COOXUPÉ, além dos representantes da BASF e Fundação Espaço ECO, plantaram mudas de Pau Brasil. “Futuramente, todos os visitantes que passarem por aqui terão a oportunidade de plantar uma muda de árvore e acompanhar seu crescimento como um patrono”, conta Carlos Paulino.
Outras informações no site
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura