Cooplantio realiza primeira exportação de sementes de soja

16.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Cooplantio - Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto - finalizou em dezembro sua primeira exportação de sementes de soja. As negociações, que começaram no final de setembro, resultaram na venda de 10 mil sacos ou 400 toneladas ao Uruguai. "É um novo nicho de mercado ao nosso associado", destaca Gaspar Santana, gestor da Unidade de Sementes.

A oportunidade foi gerada por problemas climáticos na Argentina - tradicional fornecedor uruguaio, que acabaram afetando a produção de sementes daquele país. "Agora, também podemos abrir espaço para cultivares desenvolvidos no Brasil ou com produção insuficiente na Argentina", explica, acrescentando que a Cooplantio já tem um bom relacionamento técnico com empresas uruguaias que compartilham com os ideais da COOPLANTIO e necessitam de sementes.

O produto exportado é oriundo das filiais da cooperativa em três cidades do sul do Brasil: municípios catarinenses de Abelardo Luz e Campos Novos, e município gaúcho de Quatro Irmãos, na região de Erechim. A cultivar negociada foi a DON MARIO 5.8i, conhecida como BMX Apolo RR, da BRASMAX.

Luciana Brambilla

Relações Públicas & Imprensa

(51) 3023.8606 -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025