Emater/RS-Ascar descobre tomateiro com mais de três quilos em Sarandi/RS
Dezoito cooperativas estão sendo assistidas pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa. Para acompanhar este trabalho, o assessor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari De David, e a advogada Linda Guzenski Fioravanso estiveram durante a última semana na região.
De David acompanhou reuniões realizadas em Novo Machado, com membros da Novocooper, e em São Pedro do Butiá, com integrantes da Cooperbutiá. Na oportunidade, apresentou políticas públicas existentes na área e enfocou os programas do Governo do Estado que visam à valorização e apoio às cooperativas da agricultura familiar. De acordo com o diretor, a meta é atender, até o final de 2014, a 200 cooperativas em todo o Estado. “Para que o trabalho possa ser desenvolvido com êxito, as cooperativas precisam abrir informações para que a equipe da Unidade de Cooperativismo possa ajudar”, afirma.
Em reunião com representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares de Guarani das Missões (Cooguarani), a advogada Linda Guzenski Fioravanso acompanhou o trabalho desenvolvido e compartilhou informações referentes aos aspectos legais. Linda foi contratada pela Emater/RS-Ascar para orientar juridicamente o trabalho de assistência a cooperativas realizado nas diferentes regiões do Estado.
Na Unidade de Santa Rosa, prestam assistência às cooperativas da agricultura familiar, uma equipe formada por uma engenheira agrônoma, um contador, um administrador, uma tecnóloga em desenvolvimento rural e um auxiliar administrativo. De acordo com a tecnóloga em desenvolvimento rural, Marita Minetto, a proposta é que, até 2014, pelo menos 28 cooperativas recebam assistência da equipe.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura