Cooperativas conhecem modelos de gestão e educação europeus

09.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Missão de líderes cooperativistas sul-matrogrossenses e paranaenses visitou, entre final de setembro e começo de outubro, os sistemas de gestão e educação cooperativistas da Espanha, Itália e Alemanha.

A iniciativa foi da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

Participaram das visitas representantes de cooperativas dos setores de suínos, soja, algodão, arroz e trigo e das áreas de crédito e saúde. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, explicou que os modelos de instituições de representação política e academias de formação em cooperativismo, podem ser adaptados para o Brasil. “Temos que tratar o cooperativismo como um negócio de resultados, e estar atentos ao que acontece no mundo, especialmente na Europa, principal comprador dos nossos produtos agrícolas”, garantiu.

Portocarrero ressaltou ainda, que as cooperativas europeias investem em formação continuada de líderes, cooperados e colaboradores para diferenciar e agregar valor aos produtos. “Vivenciar a maneira como as suas organizações de representação atuam pode contribuir para que o cooperativismo brasileiro continue sendo um bom exemplo para a América do Sul”, finalizou.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025