PR Safra 2024/25: geadas comprometem a produtividade do milho
Colheita do milho 2ª safra avança para 40%, mas perdas são registradas em áreas de silagem
Na próxima quarta-feira (23), a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) reinaugura a sua unidade no distrito de São Roque, em São Lourenço do Oeste (SC). Com 1.197 m² de área total, a filial passa a contar com uma moderna estrutura integrada entre Superalfa e Loja Agropecuária, reforçando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento regional e a valorização dos seus cooperados.
“Este é um momento especial que marca mais um capítulo de uma história construída com respeito, dedicação e, acima de tudo, com a valorização da comunidade de São Roque e de cada pessoa que fez parte desse caminho”, destaca o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet (na foto).
Em 2024, a unidade movimentou mais de R$ 65 milhões na economia local, contribuindo significativamente para o município. Segundo a controladoria da Cooperalfa, foram recebidas 191.466 sacas de grãos ao longo do ano passado, número já superado apenas no primeiro semestre de 2025, que soma 195.805 sacas recebidas.
Atualmente, a Cooperalfa conta com 458 associados em São Lourenço do Oeste, sendo mais da metade oriundos de São Roque, e 120 colaboradores distribuídos entre as unidades de São Roque (mercado e agropecuária), São Lourenço do Oeste (loja e agropecuária), Silo Graneleiro São Roque e Moega de Linha Bela Vista.
A trajetória da cooperativa na região remonta a 2004, quando a agropecuária Serra Alta (Formosa do Sul-SC) foi transferida para São Roque, junto ao silo, operando inicialmente em unidade locada. No mesmo ano, foram inauguradas também a loja agropecuária na cidade e a moega na Linha Bela Vista.
Em 2008, a expansão continuou com o Superalfa São Lourenço do Oeste. Em 2021, a cooperativa adquiriu a unidade de São Roque (silo e agropecuária) e, em 2022, inaugurou uma nova sede com mais de 7 mil m². Desde então, diversos investimentos vêm sendo realizados, culminando agora com a reinauguração da loja agropecuária e mercado integrados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura