Cooperados da Castrolanda conquistam certificação RTRS de sustentabilidade

Reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social

25.05.2022 | 14:23 (UTC -3)
Comunicação Castrolanda
Reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social. - Foto: Divulgação
Reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social. - Foto: Divulgação

Dois cooperados da Castrolanda conquistaram uma certificação de sustentabilidade da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O reconhecimento é concedido a produtores de soja que trabalham com práticas sustentáveis nas propriedades, desenvolvendo ações voltadas ao âmbito econômico, ambiental e social.

O evento que marcou a entrega dos certificados aos cooperados – realizado em Castro na terça-feira, 24 de maio – também serviu para que produtores discutissem sobre o tema junto aos representantes da Castrolanda e da empresa Produzindo Certo, parceira da cooperativa no programa de implementação das práticas sustentáveis.

A certificação confirma os processos de sustentabilidade nas propriedades rurais, adequando-as às necessidades globais de desenvolvimento. Com ela, cooperados se tornam aptos a comercializar sacas de soja com empresas e mercados que exigem a certificação, além da venda de créditos RTRS de sustentabilidade.

Os cooperados certificados nesta primeira etapa foram João Cristiano Kiers, da Fazenda Romi, e Jean Leonard Bouwman, da Fazenda Bom Sucesso. Apesar de ser a primeira vez em que cooperados da Castrolanda conquistam a certificação, a cooperativa já possui um programa para auxiliar outros associados no processo.

Gerente executiva da Área de Negócios Agrícola da Castrolanda, Tatiane Bugallo acredita que a exigência de práticas sustentáveis no agronegócio deve tomar um rumo muito próximo do que aconteceu com o investimento em Qualidade nas indústrias – que inicialmente era considerado um diferencial às empresas, mas passou a ser uma obrigação e exigência de mercado.

“Neste primeiro momento entendemos que as certificações sustentáveis servem para acessar alguns mercados globais e internos, mas o com o decorrer dos anos ela será uma exigência natural para que se possa comercializar com grandes empresas, que se tornam cada vez mais sustentáveis”, acredita Tatiane.

Na Castrolanda, o fomento de boas práticas agrícolas e certificações sustentáveis está sob responsabilidade da área de Assistência Técnica, que deve integrar o processo de apoio e auditoria interna por meio dos agrônomos que já atendem os cooperados. Coordenador de Assistência Técnica, Rudinei Bogorni explica que o objetivo da Castrolanda é dar suporte técnico e logístico para que o processo de certificação seja cada vez mais prático e menos burocrático para os produtores.

“Já possuímos uma equipe técnica inserida na rotina das propriedades. Nosso objetivo é capacitar estes profissionais para que eles possam auxiliar os cooperados em relação às exigências e adaptações que a certificação RTRS exige”, explica.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024