Coopatrigo Plant Show evidencia benefícios da irrigação e do manejo do solo

Programação contou com a apresentação de cultivares de soja, sementes, proteção de cultivos e soluções tecnológicas

15.03.2024 | 14:10 (UTC -3)
Julia Chagas
Foto: Julia Chagas
Foto: Julia Chagas

Roteiros técnicos para a apresentação das cultivares de soja, sementes para a próxima safra, proteção de cultivos, soluções tecnológicas, solos, manejos e plantas de cobertura. Uma diversidade de temas e atividades marcaram a 1ª edição do Coopatrigo Plant Show, em São Luiz Gonzaga, na região das Missões. Os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e o de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, prestigiaram o evento que reuniu cerca de mil pessoas em dois dias.

Feltes destacou a importância da irrigação, tendo em vista as adversidades climáticas que o Rio Grande do Sul enfrenta, e ressaltou que o Estado tem uma pequena área irrigada, sendo apenas 4% da área de sequeiro. Sendo que deste percentual, mais de 10% se encontra na região das Missões. 

Enquanto o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, salientou que as cooperativas têm um dever muito grande pela frente, que é o de agregar valor e passar pelo desenvolvimento das comunidades.

“Sabemos da necessidade que a irrigação tem para essa região. Hoje são 590 mil hectares, em 16 municípios de abrangência da Coopatrigo, sendo que 81 mil hectares são irrigados com pivô. Precisamos avançar e desmistificar que a irrigação é uma tecnologia apenas para grandes produtores”, enfatizou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro