Maioria das lavouras de soja ainda em campo no Paraná em condições boas e medianas

Informações do Departamento de Economia Rural do estado desta semana apontam que a colheita atingiu 73% dos 5,8 milhões de hectares plantados

14.03.2024 | 16:01 (UTC -3)
Revista Cultivar, com informações Deral

O panorama da agricultura paranaense revela um cenário de desafios e resiliência, informações do Departamento de Economia Rural (Deral) desta semana. Em análise das culturas de soja, milho e cebola, é possível compreender as nuances.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para baixo a produção nacional de soja, agora estimada em 146,8 milhões de toneladas, representando uma queda de 5% em relação à safra anterior. No Paraná, o avanço da colheita da soja já atingiu 73% dos 5,8 milhões de hectares plantados, com a maioria das áreas restantes apresentando condições de campo de boas a medianas.

A redução na produção brasileira contrasta com a expectativa de crescimento global, liderado pelos Estados Unidos, onde a produção está projetada para aumentar em 4,9%. Essa grande disponibilidade de soja no mercado mundial mantém os preços sob pressão, mesmo com a diminuição da produção nacional.

O cenário para o milho no Paraná é mais otimista, com o plantio da segunda safra já superando 91% da área estimada. A antecipação do plantio em todo o estado reduz significativamente os riscos associados a temperaturas mais baixas ou geadas ao final do ciclo, especialmente na região oeste, tradicionalmente mais susceptível a esses eventos climáticos. A primeira safra de milho também apresenta bons resultados, com 82% da colheita concluída e expectativa de finalização nos próximos 15 dias.

A cultura da cebola enfrentou desafios específicos, com a colheita de 2023/2024 encerrando em 86,7 mil toneladas, resultado impactado negativamente por condições climáticas adversas, como bolsões de calor, precipitações acima da média e baixa insolação. Essas condições resultaram na perda de áreas cultivadas e na redução da produtividade e do volume de produção em relação às projeções iniciais.

Do ponto de vista econômico, os produtores de cebola do Paraná receberam, em média, R$ 2,59 por quilo em 2023, um valor 12,5% inferior ao do ano anterior. No entanto, com a redução gradual da oferta de cebola autóctone, os preços no campo apresentaram uma recuperação, chegando a R$ 3,50 por quilo recentemente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024