Coodetec reúne mais de 400 triticultores e agrônomos em Encontro Tecnológico

19.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

Mais de 400 triticultores e agrônomos do Paraná participaram do Encontro Tecnológico – Trigo 2010 nos dias 17 e 18 de agosto. O evento ocorreu no Centro de Pesquisa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, em Palotina – PR. Os pesquisadores da Cooperativa apresentaram 21 cultivares de trigo, em três épocas de semeadura, incluindo os lançamentos, CD 121, CD 122 e CD 123 e sua aplicação industrial.

O gerente de divisão do Moinho de Trigo da Cotriguaçu, Acir Martins da Silva, que participou da abertura do evento, destacou a importância do Encontro Tecnológico. “Essa é mais uma oportunidade de aprendizado, de atualização e próxima de todos nós. Dentro do Projeto Trigo do Oeste, idealizado pelo Moinho, também estamos desenvolvendo treinamentos específicos com grandes resultados.”

Silva ainda anunciou que o Moinho da Cotriguaçu fará a avaliação das parcelas de trigo da área demonstrativa da Coodetec. Segundo ele, essa é mais uma ação de intercooperação para promover a excelência do trigo nas cooperativas do Oeste do Paraná. “Vamos medir a qualidade industrial de todos os cultivares apresentados aqui e divulgar os dados até novembro”, acrescentou.

Os participantes, ainda conferiram a resposta de cultivares suscetíveis e tolerantes às doenças aos diferentes tratamentos fitossanitários. Também, a resposta de cultivares suscetíveis e tolerantes ao acamamento e a diferentes densidades de semeadura, além do portfólio de produtos Basf e Spraytec para a cultura do trigo.

O produtor Massuo Hirano, de Assis Chateaubriand, se surpreendeu com a qualidade industrial dos lançamentos da Coodetec. “Os cultivares estão muito bonitos no campo, estava em busca de novidades em trigo para farinha branqueadora e encontrei. Vou plantar na próxima safra, pelo potencial produtivo, sanidade e também pela adaptação na minha região”, comentou.

O gerente de programa de pesquisa de trigo da Coodetec, Dr. Francisco de Assis Franco, explica que todas as cultivares que fazem parte do portfólio da Coodetec são alternativas seguras para o produtor da região. “O nosso trigo é mais produtivo, de melhor qualidade industrial, de ampla adaptação e boa resistência às doenças.”

Entre os materiais, que serão demonstrados no Encontro Tecnológico, o pesquisador destaca os lançamentos: “o CD 121, que será recomendado exclusivamente para as regiões I e II do Paraná e para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é trigo brando de farinha branqueadora, tem alto potencial produtivo, ótimo tipo agronômico e boa tolerância às doenças. Já o CD 122, é trigo pão, ciclo intermediário, de ampla adaptação e boa resistência as doenças. Para atender às necessidades de tipos de trigo pão temos o CD 123, precoce, de baixa estatura e além de tipo pão tem farinha branqueadora, que é um diferencial de mercado.”

O agrônomo Dyego Carvalho, que trabalha no departamento de sementes da Coagru elogiou o nível do evento. “Estamos sempre em busca de atualização, eu já conhecia algumas variedades do portfólio da Coodetec, mas aqui no Encontro pude observar o comportamento em diferentes épocas, além de obter informações sobre o manejo adequado para cada uma delas.”

Para Gylson Garcia, engenheiro agrônomo da C.Vale, o evento foi muito interessante. “Foi uma grande oportunidade para esclarecer dúvidas com os pesquisadores. Temos que aproveitar esses momentos, pois a Coodetec sempre apresenta novidades.” Ele disse ainda que os produtores buscam alta tecnologia para aumentar o rendimento das lavouras e que a assistência técnica precisa estar preparada para atender.

Estudantes – A Coodetec abriu um espaço, durante a tarde do dia 17, para receber os alunos do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo. A iniciativa, segundo o engenheiro agrônomo que trabalha no setor de Desenvolvimento de Mercado da Coodetec, Sérgio Luiz Marchi, tem o objetivo de promover a integração. “Esses estudantes são os técnicos de amanhã e também precisam de informações, esclarecimentos. Estamos plantando sementes, mas nesse caso, de conhecimento.”

Para Diego Casarin, que está no segundo ano do Colégio Agrícola, a oportunidade foi bem aproveitada. “Perguntei muito para saber mais sobre o trigo e fiquei surpreso com as respostas. Não imaginava que demorava tanto para pesquisar, para lançar produtos novos, por exemplo. Sempre tive curiosidade e conseguir esclarecer diretamente com os pesquisadores foi muito legal. Esse dia vai ficar na minha história”.

Andrelise Daltoé

Cooperativa Central de Pesquisa Agricola - COODETEC

(45) 3321.3521

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro