Coodetec reúne licenciados para discutir safra 2012/2013

28.09.2011 | 20:59 (UTC -3)

As novas cultivares de soja e trigo CD e o projeto Intacta RR2 PRO foram os principais assuntos da reunião realizada nesta semana, na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec. O evento envolveu empresas e cooperativas licenciadas da Coodetec. Durante a reunião também ocorreu a revisão do contrato de licenciamento para as próximas safras.

O diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, abriu a reunião, propondo uma discussão entre os licenciados. Ele destacou o mercado de sementes de soja. “A Coodetec passa por uma correção de rumo, seguindo preferências dos agricultores, que buscam plantas eretas, com crescimento indeterminado, ciclo curto, que permitam plantio antecipado e ainda possuam resistência ao acamamento. Vamos renovar e os licenciados são nossos parceiros. Vamos reforçar a pesquisa nacional.”

Após apresentação, Carraro lançou algumas perguntas aos participantes. Os licenciados discutiram, em pequenos grupos, sobre as demandas do campo e o relacionamento com a Coodetec. Marcos Antonio Trintinalha, da Cocari (Mandaguari/PR), assim como outros participantes, destacou alguns pontos fortes da Cooperativa Central. “A Coodetec está a frente de outros obtentores pela abertura para discussão. Está muito próxima de nós e possui uma equipe técnica sempre presente no campo. Além disso, é uma empresa bastante atuante no combate a pirataria de sementes.” Outro fator que foi destacado pelos licenciados, como ponto forte da Coodetec, é a sua origem. “É uma empresa nacional”, argumentaram.

Os licenciados também conheceram as novas cultivares que estarão disponíveis nas próximas safras. Entre as novidades em trigo, estão variedades do tipo pão e melhorador, com características que agradam os produtores. “São trigos com ciclo e porte bons, boa tolerância a doenças e acamamento e de alto potencial produtivo”, informou o gerente comercial Sul da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Os licenciados também receberam informações sobre as novas cultivares de soja. “Além do alto potencial produtivo, ciclo precoce e crescimento indeterminado, as novas variedades de soja Coodetec apresentarão mudanças no nome. Estas sementes estarão entre as mais produtivas do mercado e competirão com as mais procuradas pelo agricultor”, destacou Rodrigues.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025