Coodetec apresenta quatro cultivares de trigo em dia de campo da I.Riedi

29.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

Na última terça-feira (24) e quarta-feira (25), o Grupo I.Riedi reuniu mais de 500 produtores no Dia de Campo de Trigo, em Toledo. A Coodetec apresentou cinco cultivares: CD 104, CD 108, CD 116, CD 118 e CD 150. Além da apresentação dos cultivares, Sérgio Marchi, que atua no setor de desenvolvimento de mercado da Coodetec, também aproveitou o dia de Campo para explicar aos participantes o novo padrão oficial de classificação do trigo brasileiro, definido em abril deste ano e que passa a vigorar em julho de 2011.

Segundo ele, as novas regras elevam os padrões qualitativos do trigo, em vigor desde 2001. “A partir da nova classificação, exigida quando o trigo é vendido para o governo, ele passa a ter três quesitos analisados: força de glúten, número de queda e estabilidade”, explica. Os novos padrões reclassificarão os cultivares em trigo melhorador, pão, doméstico, básico ou de outros usos.

De acordo com o coordenador de marketing e difusão de soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, com essas mudanças o produtor precisará avaliar de uma forma ainda mais detalhada, antes de fazer a opção pela semente. "O agricultor poderá ter a oportunidade de um ganho maior com o plantio de cultivares de trigo melhoradores, e quanto a isso a Coodetec continua sendo referência. Caso não aconteça pelo menos terá um produto de alta liquidez, tendo em vista que este produto é mais valorizado nos mercados do oeste e norte do PR, e Paraguai, por exemplo".

No dia de campo da I.Riedi, das cinco cultivares apresentadas pela Coodetec, quatro fazem parte da classificação trigo melhorador. Mesmo assim, a CD 108, que na nova classificação cai para trigo pão, ainda traz benefícios para o produtor. “Esta cultivar apresenta características agronômicas de interesse do triticultor. Não acreditamos que o CD 108 tenha seu mercado limitado por esta reclassificação porque ele continuará tendo alta qualidade, embora agora como trigo pão, que é o produto mais consumido entre os moinhos”, explica Rodrigues.

Agenda de Agosto

Na sexta-feira (27), a equipe técnica da Coodetec apresenta cultivares de trigo no Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial do Médio Oeste do Paraná (Agropar), em Assis Chateaubriad-PR. No dia 31 de agosto, às 8h, a equipe técnica da Coodetec, também apresentará cultivares de trigo no Dia de Campo da Cooperativa Colonias Unidas, em Santa Rita, Paraguai.

Os próximos eventos, onde a Coodetec apresentará as novidades e lançamentos para a próxima safra, estão na agenda de eventos no site:

Andrelise Daltoé

Assessoria Coodetec

(45) 3321 3521

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025