Artigo: Balanço do comércio exterior da floricutlura brasileira em 2012
Durante os dias 14 e 15 de fevereiro o Brasil será o foco das discussões na Universidade da Flórida, em Gainesville (EUA). Trata-se da conferência internacional Emergent Brazil. Na quinta-feira (14), o chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Ferreira Valentim irá participar de um painel de discussões sobre a Amazônia Emergente, com uma palestra sobre as contribuições da ciência e da inovação tecnológica para conciliar desenvolvimento e conservação ambiental na região.
Valentim também ministra palestra no Seminário da pós-graduação do Departamento de Agronomia da Universidade da Flórida, com uma apresentação sobre como a Embrapa colabora para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, contribuindo para tornar o Brasil um dos maiores produtores e exportadores mundiais de produtos agropecuários sustentabilidade dos recursos ambientais.
Em outro momento, Valentim discutirá com estudantes da pós-graduação do Departamento de Ciência Animal da Universidade da Flórida as experiências de sucesso da Embrapa com a adoção em larga escala do uso de leguminosas em consórcio com gramíneas em pastagens da Amazônia. “Inicialmente, o desafio era conciliar o crescimento dessas duas espécies. Acreditava-se que as gramíneas cresciam mais e eliminariam as leguminosas em longo prazo. Mas a pesquisa científica, em parceria com os produtores, provou que apesar dessa diferença, elas são compatíveis e o consórcio é persistente quando os pastos são bem manejados. No Acre, temos agricultores que adotam essa técnica há quinze anos e as pastagens continuam produtivas. Essa experiência é uma referência para o Brasil e para os demais países latino-americanos”, afirma.
Organizada pelo Centro de Estudos Latino-Americano da Universidade da Flórida e pela Fundação Getúlio Vargas, o evento pretende discutir as recentes conquistas do país e seu atual papel no mundo. Oito painéis com 24 conferencistas, entre eles, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, Marcelo C. Neri e Mário Grymnszpan, da Fundação Getúlio Vargas, vão discutir temas que vão desde Agroenergia, Amazônia e políticas ambientais até políticas culturais, religião e estudos urbanos. Informações sobre o evento podem ser obtidas no link:
.
Guilherme Noronha
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura