Consulta define critérios para padronização da manga

12.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

O regulamento técnico para a definição do padrão oficial de classificação da manga ficará em consulta pública por 90 dias, a partir desta segunda-feira (11), conforme a Portaria nº 80, publicada no diário Oficial da União.

 

A legislação vai estabelecer os critérios de classificação da fruta em grupos, peso e categorias. O grupo será determinado de acordo com o estágio de maturação, que é definido em função da coloração da polpa. O peso das frutas contidas na embalagem também será observado. A manga será separada em categorias de acordo com os limites máximos de tolerâncias estabelecidos para os defeitos de possível ocorrência na fruta, tais como dano mecânico, doenças, podridão, manchas, etc.

 

A proposta também vai criar os requisitos para amostragem, os procedimentos operacionais para a classificação, o modo de apresentação e as especificações para marcação ou rotulagem do produto.

 

Segundo o coordenador de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fabio Fernandes, a proposta de padronização da manga foi elaborada pelo órgão juntamente com representantes do mercado interno, exportadores e produtores. O objetivo é aumentar o controle de qualidade da fruta a ser oferecida ao consumidor bem como facilitar a comercialização do produto.

 

“Até então não existia um padrão oficial de classificação para esse produto. Uma vez aprovado o regulamento proposto, a comercialização será facilitada, tendo em vista a uniformização da informação”, ressalta.

 

As sugestões à consulta pública podem ser encaminhadas para a Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal no e-mail consultapublica.cgqv@agricultura.gov.br ou no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 336, CEP: 70.043-900, Ministério da Agricultura, Brasília (DF).

 

Marcos Giesteira

Mapa

(61) 3218-2203

imprensa@agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025