Conselho de Defesa Agropecuária se reúne pela 2ª vez na PB

11.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Rossignoli

Aconteceu, na última terça-feira, 09/08, no auditório da FAEPA, a 2ª reunião ordinária do Conselho de Defesa Agropecuária da Paraíba. O evento, que reuniu diversas entidades representantes do setor rural no Estado, teve como objetivo avaliar a situação da Defesa Agropecuária e apresentar os projetos que vem sendo feitos em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Dentre os presentes no evento estiveram o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, o superintendente Federal de Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira e o secretário executivo da Defesa Agropecuária, Marcos Caldas.

Logo no início da reunião, o médico veterinário da Gerência Operacional de Defesa Animal, Tamer Belchior Nogueira do Lago, que também compareceu ao encontro, apresentou as metas técnicas da Defesa Sanitária Animal para este ano. “Queremos manter e melhorar a estrutura e as ações de Defesa Sanitária Animal na Paraíba. Nossa principal meta é a erradicação e a prevenção da febre aftosa, para que o Estado mude o seu status sanitário de médio risco para livre da doença, com a vacinação.”, disse.

O presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, defendeu a realização de um planejamento estratégico para a Defesa e destacou os principais pontos a serem discutidos pelo Conselho. “É preciso que nós façamos um planejamento estratégico, pois sem isso a Defesa não irá a lugar algum. Além disso, precisamos discutir, dentre outras, questões como a contratação dos funcionários da Defesa e a emissão da Guia de Trânsito Animal, que não vem acontecendo de maneira eficaz no nosso Estado”, afirmou.

Satisfeito com a reunião do Conselho, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, afirmou “estamos abertos para planejar e aprimorar, cada dia mais, o acompanhamento da situação da Defesa daqui para frente. A partir da discussão dos problemas, muitas vezes decorrentes da própria legislação, acredito que vamos encontrar fórmulas de avançar”.

Na terça-feira, 02/08, foi liberada a primeira parcela, de R$: 3,9 milhões, do convênio de R$: 20 milhões assinado entre o Conselho de Defesa Agropecuária da Paraíba e o Governo do Estado. “Este convênio vai dar suporte financeiro para que a Defesa Sanitária Animal e Vegetal no Estado se estruturem e cumpram todas as suas metas para este ano”, destacou o superintendente Federal de Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira.

O 3° encontro do Conselho de Defesa Agropecuária da Paraíba está marcado para o dia 13/09, às 14h, no auditório da FAEPA. O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, informou que na próxima reunião, uma comissão com representantes da SEDAP, do MAPA e do setor produtivo, avaliará a legislação e o funcionamento da Defesa, com sugestões de modificações.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025