Conjunto de ações estratégicas faz Agrocete ter alta de 82% no volume de vendas

Reestruturação comercial; aumento do quadro de colaboradores; comunicação assertiva e inovação nas linhas de produtos fazem multinacional tanto crescer em tamanho quanto alcançar resultados expressivos

21.07.2023 | 10:23 (UTC -3)
Michele Stella

Uma empresa familiar e com muita história para contar em quase 43 anos de mercado, mas também uma potência multinacional e que está sempre em constante evolução para atender o mercado Agro. Essas são características de sucesso da Agrocete, que nos últimos cinco anos tem apostado em um conjunto de ações para alavancar ainda mais a sua participação no setor e, principalmente, estar cada vez mais próxima do produtor rural no campo.

Essa colheita tem sido expressiva e o resultado de todo o planejamento colocado em prática por meio de iniciativas que abrangem de reestruturação no time comercial a aumento do quadro de colaboradores (passou de 100 profissionais em 2018 para quase 250 atualmente); inovação em linhas de produtos e, ainda, foco em uma comunicação estratégica em todas as frentes, já pode ser mensurado e comemorado. O número de clientes atendidos pela Agrocete no mercado brasileiro teve crescimento de 36% de 2018 a 2022; a alta no volume de vendas é de 82% e, no valor das vendas, o resultado é ainda melhor com 132% de crescimento, reflexo de linhas de maior valor agregado com excelente aceitação no campo.

E os bons resultados ultrapassam fronteiras, considerando que a multinacional brasileira tem outra novidade essencial para o crescimento, que é a criação da área de Operações Internacionais, a fim de promover direcionamento das ações de maior representatividade também no mercado externo.

São ações estratégicas em diferentes frentes, incluindo também um novo posicionamento de mercado na área de Comunicação. Andrea de Figueiredo Giroldo (na foto), diretora de marketing e desenvolvimento técnico da Agrocete, explica que a proposta de tudo o que tem sido feito é valorizar a proximidade da empresa com os produtores e sua íntima relação com o Agro. “Para isso, temos uma nova estratégia de Comunicação, que amplia ações que falam diretamente com o produtor rural”, afirma.

Figueiredo destaca que foram meses de trabalho intenso, centenas de entrevistas com produtores, revendas e cooperativas, dezenas de reuniões com os times internos, envolvendo colaboradores de diversas áreas e posições, para entender que este é o momento de colocar a marca ainda mais próxima do produtor rural, sendo presente em seu dia a dia e capaz de conhecer a fundo seus problemas. Assim como a atitude de entregar soluções para problemas reais do campo, através da inovação e tecnologia de ponta.

O posicionamento “#AGRO desde as Raízes” representa essas quatro décadas. Fala sobre a relação histórica dos fundadores da empresa com o campo e com a agronomia, que vem de gerações. “Da valorização da família, dos grupos familiares, que historicamente expandiram fronteiras e continuam levando nosso Agro adiante. De olhar para tudo com profundidade, buscando a raiz das questões, sem ficar só na superfície. E por fim de uma forte paixão pelo campo e por quem faz dele sua atividade e sua vida”, enfatiza a diretora. “Afinal, a Agrocete tem raízes fortes e profundas no Agro, e é justamente esse diferencial que nos fez chegar até aqui”, conclui.

Para completar, a Agrocete também está investindo na ampliação da sua fábrica localizada em Ponta Grossa, no Paraná.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro