Dia de campo apresenta critérios para implantação de braquiárias no consórcio com milho safrinha
O XXXV Congresso Paulista de Fitopatologia, de 14 a 16 de fevereiro de 2012, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), irá abordar temas atuais e importantes. Um deles, mudanças climáticas e doenças de plantas será o tema da conferência inaugural, com o pesquisador Sukumar Chakraborty, da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), da Austrália, atualmente uma das maiores autoridades mundiais no tema.
As outras conferências, segundo o pesquisador Wagner Bettiol da Embrapa Meio Ambiente, coordenador do congresso, abordarão temas que podem levar a almejada meta de zero de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Essas conferências serão complementadas por mesas-redondas que apresentarão formas de se dispensar o uso de agrotóxicos para o controle de doenças de plantas. Em uma das conferências será discutido como o solo naturalmente se defende das doenças, desde que não seja desequilibrado pelo uso intensivo de agrotóxicos. Essa pesquisa foi recentemente publicada na revista Science, uma das mais importantes do mundo. Os biopesticidas serão outro foco das conferências e das mesas redondas.
Estão inscritos mais de 350 fitopatologistas de diversas partes do Brasil e da América Latina, constituindo um Fórum para ampla discussão sobre o tema: interações. Além das palestras serão apresentados 286 trabalhos de pesquisadores de diversas partes do mundo, que abordarão, entre outros temas, controle biológico, contaminação ambiental, biopesticidas, biodiversidade, sustentabilidade agrícola.
Os pesquisadores interagirão com os estudantes de pós-graduação, bem como com agricultores e agrônomos no sentido de aprimoramento das técnicas de produção sustentável.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura