Executivos da BASF assumem novas responsabilidades e desafios
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) promove no período de 23 a 27 de Agosto de 2010, em Recife, Pernambuco, o XIII Congresso Internacional de Acarologia (ICA), que vai reunir cerca de 400 especialistas e estudantes de 46 países. É a primeira vez que esse evento é realizado na América do Sul e vai englobar as diferentes áreas da acarologia geral e aplicada, incluindo aspectos agrícolas, médicos e veterinários. A Embrapa Recursos Genéticos e a Embrapa Semi-Árido, duas das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, estão entre os organizadores do evento.
O XIII ICA tem como objetivo promover pesquisas na área de acarologia, além de ampliar o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos entre os pesquisadores e a comunicação entre ciência e sociedade. O programa do evento inclui simpósios, apresentações orais e pôsteres.
Entre os temas a serem discutidos estão o controle de ácaros nocivos para as culturas por métodos químicos, biológicos e no contexto do manejo integrado de pragas; a influência dos fatores ambientais nas populações dos ácaros; a problemática das espécies invasoras em agroecossistemas; a influência de mudanças climáticas em comunidades de ácaros; o conhecimento da diversidade e distribuição geográfica de espécies em habitats naturais e nas culturas; o desenvolvimento e aplicação das modernas técnicas moleculares em diversos campos da acarologia; aspetos da evolução e os últimos avanços na sistemática desses organismos.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Denise Návia, que vai representar a Unidade no Congresso, os ácaros são extremamente diversos e podem ser encontrados em praticamente qualquer ambiente, como águas doces e salgadas; na matéria orgânica do solo; como parasitas de animais; na pele humana; e sobre os variados grupos de plantas em ambientes naturais ou em agroecossistemas.
A acarologia engloba uma ampla gama de assuntos, como explica a pesquisadora, já que ao mesmo tempo em que podem causar sérios danos às culturas agrícolas, podem ser também eficientes agentes de controle biológico de pragas e colaborar para a decomposição da matéria orgânica e na reciclagem dos nutrientes.
Para o presidente do XIII ICA, professor Gilberto José de Moraes, o Congresso é um desafio para a comunidade acadêmica e técnica do Brasil e será também um foro privilegiado para divulgar as atividades desta área de trabalho para a sociedade brasileira.
Além da Embrapa e da ESALQ, participam ainda da organização do Congresso: a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Viçosa, outras unidades da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de São João Del-Rei, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Instituto Butantan. Além das instituições nacionais, o evento conta também com a participação de instituições internacionais do Canadá, França, Espanha, Noruega e África do Sul na organização. Este evento internacional conta com o apoio financeiro do Banco do Nordeste (BNB), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS).
Todas as informações sobre o evento, incluindo: inscrições, hospedagem, programação etc. podem ser acessadas no site
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura