Congresso de Florestas debate produção de biomassa florestal

03.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Personalidades mineiras com atuação em diversas áreas relacionadas ao plantio de florestas estiveram presentes na abertura do 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas, evento que acontece durante a programação da Superagro 2009.

O congresso, que teve início terça-feira e prossegue até sexta-feira (05/06), será palco de discussão sobre florestas plantadas, os mitos e novas tecnologias para o segmento.

"Estamos inaugurando aqui o primeiro congresso nacional de florestas energéticas. Isso significa que o estado pode ser identificado como formador de talentos na produção de florestas. Não se faz sucesso, não se constrói o futuro se desprezarmos o conhecimento científico, por isso a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comparece como líder desse evento, executora do projeto e portadora das ricas mensagens da tecnologia do conhecimento florestal", disse durante a solenidade de abertura o secretário de Estado Agricultura, pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

O principal objetivo do congresso é inserir o tema ‘Florestas Energéticas’ no cotidiano do brasileiro, principalmente no dia-a-dia dos formadores de opinião, criando um fórum nacional para discussão dos plantios florestais para a geração de energia. Durante a solenidade, inúmeras personalidades foram agraciadas com a Medalha de Mérito da Silvicultura, entre elas o vice-governador, Antônio Augusto Anastasia. Segundo ele, Minas tem a maior área plantada de florestas energéticas do país e deve-se investir ainda mais neste setor.

"Trata-se de um combustível alternativo, além de ter a grande vantagem de empregar muitas pessoas. E nós temos, no Estado, muitas áreas degradadas, que podem ser recuperadas com as florestas plantadas. Posso afirmar que há um grande estímulo do poder público para que tenhamos uma indústria de biomassa bastante avançada", afirma.

O Brasil possui, aproximadamente, cinco milhões de hectares de florestas plantadas, das quais 64% são florestas de eucalipto presentes em pouco mais de 500 municípios brasileiros.

Mais informações:

Vanúsia Duarte e Rodrigo Moinhos

Assessoria de imprensa

3332.2311 - 3334.3272

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025