Segundo turno da Superagro começa nesta quarta

02.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nesta quarta-feira (03/06), recomeça o segundo turno da Superagro com os trabalhos da 49ª Exposição Estadual Agropecuária, os congressos brasileiros de Florestas Energéticas e de Reprodução Animal, o Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura.

Além desses eventos, a feira ainda conta com o Congresso Mineiro de Apicultura, além da 12ª Expocachaça que tem início na quinta-feira (04/06).

Durante a segunda fase da Exposição estadual Agropecuária (de 3 a 7 de junho) serão realizados quatro leilões de equinos, dois de bovinos e um de ovinos, colocando à venda cerca de 240 animais. Além disso, ainda será realizado o Concurso Leiteiro Nacional do Guzerá, duas exposições de âmbito nacional (guzerá e jumento pêga), recriação de uma minifazenda destinada às crianças e a estréia da raça tabapuã.

Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, as expectativas são grandes para este segundo turno, uma vez que o volume de público aumenta também em função dos congressos, palestras, julgamentos e leilões que ocorrem durante a programação da Superagro.

De acordo com ele, neste segundo turno a possibilidade de um maior volume de negócios é forte, inclusive incrementada pelo público presente. “Nossa expectativa é manter o padrão que conseguimos durante o primeiro turno na exposição e que a Superagro mantenha o sucesso com novos negócios durante estes últimos cinco dias de evento”, destacou.

No período de 3 a 7 de junho, na programação da 49 ª Exposição Agropecuária Estadual, as crianças poderão conhecer animais de pequeno porte e interagir com a vida no campo. Na minifazenda montada na Superagro, será possível manter contato com cabritos, ovelhas, bezerros, minibúfalos e minivacas, entre outros filhotes das raças que estarão expostas na exposição, sempre sob a orientação de monitores.

Florestas Energéticas - O 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas veio para a Superagro com o objetivo de disseminar a ideia acerca de novas políticas, inovações tecnológicas e sustentabilidade na cadeia produtiva de florestas para as demais regiões do país. O estado foi escolhido para sediar o evento por ser referência em termos de produção de aço, ferroligas e produção de carvão. Além disso, os trabalhos do congresso servirão como referência no zoneamento ecológico econômico. “Definindo as áreas aptas para atividades silviculturais dentro de cada

estado, respeitando as condicionantes ambientais e as unidades de conservação, será possível abstrair matéria-prima para produção de energia com consciência,” disse Antônio Bellote, presidente do congresso e pesquisador da Embrapa Florestas.

Reprodução Animal – O 18º Congresso Brasileiro de Reprodução Animal veio para o evento para promover o intercâmbio entre as diversas áreas da reprodução animal, com a atualização de temas tradicionais e emergentes abrangendo nove espécies como, por exemplo, bovinos, equideos, caprinos, ovinos, bubalinos, animais aquáticos, cães e gatos. Os estudos com a reprodução animal visam melhorar tanto a produtividade quanto a produção dos rebanhos brasileiros, repercutindo de forma positiva para os produtores rurais. Para os consumidores, os benefícios podem ser traduzidos pelo acesso a alimentos de melhor qualidade – como carne e leite – resultantes da produção de animais de genética selecionada.

Superagro 2009 - A Superagro é realizada no complexo Parque de Exposições da Gameleira / Expominas até domingo, 7 de junho. A promoção é do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae Minas.

Mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro