Congresso de Biossegurança já tem 17 países confirmados

31.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Representantes de 17 países já confirmaram a presença no VI Congresso de Biossegurança e I Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo.

Representantes de todos os continentes estarão presentes discutindo durante cinco dias no Rio de Janeiro temas relacionados a Biossegurança e Biosseguridade. Dentre os temas que estarão na agenda dos eventos teremos: como fortalecer o curriculum do profissional de Biossegurança e o papel das entidades internacionais em Biossegurança na formação desses profissionais; Riscos e responsabilidades associados a expansão de laboratórios de segurança máxima; Tecnologias recentes para a descontaminação de resíduos; Auditorias de Biossegurança agrícola de OVMs- um estudo de caso; Biossegurança no manejo de animais suspeitos de gripe aviária; Fitorremediação e o papel das plantas transgênicas; Painel de Biossegurança de milho Bt: 15 anos de experiência mundial além de muitos outros temas.

As vagas são limitadas para alguns dos eventos. Sendo assim, os organizadores alertam para os interessados providenciarem as reservas de vagas na página da ANBio

ou pelo telefone 21-22208678

Simpósio discute fronteiras das pesquisas biotecnológicas, ética e responsabilidade

Com o acelerado avanço das pesquisas biotecnológicas e o aumento no número de laboratórios que manipulam agentes de risco 3 e 4 torna-se necessária a discussão global sobre os parâmetros que delinearão as pesquisas de uso dual.

De acordo com os organizadores, é fundamental para o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico que as regras não imponham limites de rigor extremo que inviabilize as pesquisas, mas que também haja garantia de que os resultados e os materiais advindos ou usados nessas pesquisas não venham a ter uso indevido. Este limiar tênue deve ser amplamente discutido pelos diferentes segmentos da sociedade.

Na América Latina esta discussão ainda é considerada incipiente e o I Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo trará ao Rio de Janeiro no dia 21 de Setembro próximo representantes de 17 países que discutirão temas como harmonização de terminologias e limites regulatórios em pesquisas sensíveis; cooperação internacional e regional no campo da não-proliferação; capacitação de recursos humanos enfrentamento de novos desafios no campo das ciências da vida, entre outros temas.

Para saber mais sobre o programa do evento consulte

ou pelo telefone 21-22208678.

Fonte: ANBio

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025