Congresso das Graxarias debate os principais problemas do setor

25.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

As principais amarras que emperram o desenvolvimento do setor de coleta e beneficiamento de subprodutos de origem animal serão debatidas no 10º Congresso Internacional das Graxarias, nos dias 30 e 31 de março no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, evento paralelo à 6ª Feira das Graxarias (Fenagra).

 

“Queremos chamar a atenção da sociedade, pois as graxarias prestam um serviço essencial porém invisível para preservação do meio ambiente. No entanto, elas sofrem exigências ambientais e sanitárias rígidas sem nenhum incentivo fiscal ou linha de crédito especial”, diz Gustavo Razzo Neto, presidente do Sincobesp – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal, organizador dos eventos.

 

As graxarias são fornecedoras de matérias primas para a indústria de ração animal, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, combustíveis alternativos e outras. Coletam e beneficiam 8,8 milhões de toneladas/ano de subprodutos de origem animal, atividades consideradas de utilidade pública, um elo que confere sustentabilidade ambiental à cadeia de carnes. O setor movimenta perto de R$ 4 bilhões/ano.

 

O Congresso, que vai se pautar em dois temas centrais, “Qualidade com Sustentabilidade e Competitividade Internacional”, já conta com a confirmação de palestrantes do Brasil e do exterior, como o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que falará sobre “O Mercado Mundial de Agronegócio e seus Reflexos no Brasil”.

 

Outros palestrantes são Sergio Nates, presidente da FPRFI – Fats and Proteins Research Foundation, dos Estados Unidos, e Alan von Tunzelman, presidente da New Zealand WRO – Wolrd Renderers Organization, da Nova Zelândia.

 

Nesta edição, o Congresso e a Fenagra serão realizados em paralelo ao 3º Congresso e 10º Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação e a Expo Pet Food, uma parceria entre o Sincobesp e o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. O mercado de pet food movimenta R$ 6 bilhões/ano, segundo dados da Anfal Pet. No total, os eventos esperam atrair 5 mil participantes, entre visitantes e congressistas.

 

Mais informações através do site www.sincobesp.com.br

 

Fonte: Mecânica de Comunicação Ltda.

(11) 3259-6688

meccanica@meccanica.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025