Congresso Brasileiro de Tomate Industrial se consolida

27.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Cerca de 300 pessoas, entre representantes de empresas, expositores, técnicos, especialistas e autoridades participaram da abertura do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, quinta-feira (26/11), no Centro de Convenções de Goiânia.

Para o presidente de honra do Congresso, Carlos Alberto Lopes – pesquisador da Embrapa Hortaliças, Goiás já se consolidou como o maior estado produtor de tomate industrial no Brasil e o Congresso, na capital goiana, como um dos principais eventos do setor agrícola.

Segundo ele, o desafio de Goiás, agora, é manter a produção de tomate industrial em grande escala. “O estado não pode deixar acontecer os problemas que ocorreram em São Paulo e no Nordeste, em que pragas e doenças reduziram áreas plantadas e, consequentemente, a produtividade e expansão da cultura do tomate”, revela. Para que isso não ocorra, informa Carlos, é preciso incentivo em pesquisa, novidades tecnológicas, e integração entre governo, produtores e indústrias.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Leonardo Veloso, o governo investirá sempre na cadeia produtiva do tomate industrial para que a cultura cresça a cada ano. “É um setor econômico importante para o estado, pois movimenta mais de R$80 milhões em época de plantio. Então, é preciso manter o sucesso da cadeia produtiva, incentivando pesquisas que possam trazer novidades aos produtores e indústrias de processamento”, relata.

Congresso

O III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que ocorreu em Goiânia até sábado (28/11), discutiu sexta-feira as tendências mundiais do processamento de tomate. Entre os assuntos debatidos estiveram os principais países produtores de tomate para industrialização, crescimento da produtividade e possíveis cenários para os próximos anos. O assunto será apresentado por Sophie Colvine, secretária geral do WPTC – World Processing Tomato Council, que em português significa Conselho Mundial de Processamento de Tomate.

Já a mesa-redonda com o tema Por que o tomate industrial tem sucesso em Goiás? apresentou os fatores que levaram o Estado a se tornar grande produtor de tomate industrial do Brasil, com a maior área plantada do país – mais de 15 mil hectares em 2009, segundo dados da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3954-4871 / 3225-4899

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025