Congresso Brasileiro de Agrometeorologia tem início no Vale do São Francisco

​Teve início na manhã do dia 14 de agosto a programação do XX Congresso Brasileiro de Agrometerologia, que, este ano, ocorre no Nordeste brasileiro

14.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Birolo

Teve início na manhã do dia 14 de agosto a programação do XX Congresso Brasileiro de Agrometerologia, que, este ano, ocorre no Nordeste brasileiro, concomitante com o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido. O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO), e nesta edição conta com a organização da Empresa Brasleira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que acolhe a realização em seu Complexo Multieventos, em Juazeiro-BA.

Durante a solenidade de abertura, a presidente da SBAGRO, Denise Cybis Fontana, destacou que, em 40 anos desde a sua primeira realização, em 1979, na cidade de Mossoró-RN, o evento migra entre grupos de pesquisa e entre regiões brasileiras, e essa é a primeira vez que acontece em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. “É uma região de muitos encantos, mas também de muitos desafios, os quais essa área da agrometeorologia tem muito a contribuir”, destacou.

Para o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, foi bastante oportuno trazer o evento para o Semiárido nordestino, que enfrenta uma das maiores secas dos últimos 50 anos, afetando tanto as áreas dependentes de chuva quanto as irrigadas, também impactadas pela crise hídrica. “É uma oportunidade ímpar de discutir as soluções para enfrentar os desafios que ainda se põem, principalmente se for confirmado o cenário de mudanças climáticas que prevê para essa região secas muito mais recorrentes”, observou. Por isso ele destaca a realização conjunta também do V SMUD, fortalecendo ainda mais essa rede de pesquisa que tem oferecido alternativas para mitigacão do fenômeno das mudanças climáticas e desertificação na região.

De acordo com a presidente do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Magna Soelma Beserra de Moura, esta edição teve o maior número de inscrições nos 40 anos de história do CBAGRO. Ao longo da programação, serão apresentados 678 trabalhos, sendo 549 na forma de pôsteres e 129 orais. Ela destaca que, “além da quantidade de trabalhos, também temos uma excelente qualidade nesses artigos, com mais de 100 selecionados para publicação nos periódicos que estão nos apoiando”.

Homenagens – A solenidade de abertura contou ainda com uma homenagem da SBAGRO a dois membros da Sociedade, como reconhecimento à contribuição que deram à agrometeorologia brasileira. Foram agraciados com a Láurea Sergio Westphalen o professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) José Espínola Sobrinho, e o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Rocca da Cunha.

Programação – Logo após a cerimônia de abertura, a programação técnico-científica teve início com a palestra “A Agrometeorologia na Solução de Problemas Multiescala – desafios diante das variabilidades climáticas e dos avanços tecnológicos”, proferida pelo professor Clyde W. Fraisse, da Universidade da Flórida (Estados Unidos). Na sequência, e ao longo dos cinco dias de evento, especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais participam de sete mesas redondas, intercaladas com sessões de pôsteres.

Após o horário das apresentações, que ocorrem entre as 8h e as 17h, também estão sendo oferecidos seis diferentes minicursos dentro da área temática do evento. A programação do Congresso e do Simpósio inclui ainda uma visita técnica, que será realizada no último dia do evento, 18 de agosto. Na ocasião, os participantes poderão visitar as instalações da Embrapa Semiárido, além de empresas agrícolas, como fazendas de produção de frutas e vinícolas.

Além da organização da Embrapa Semiárido e Univasf, o XX CBAGRO e V SMUD contam com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e das Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Mais informações podem ser acessadas no site www.cbagro2017.com.br.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro