Congresso Andav 2025 destaca papel da IA e do digital no agro

Tecnologia, conectividade, cultura organizacional e comunicação foram temas centrais do evento em São Paulo

07.08.2025 | 09:23 (UTC -3)
Noemi Oliveira

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a criação de vídeos, identidade visual, textos e peças publicitárias, potencializando a produtividade e automatizando tarefas antes consideradas exclusivamente humanas. “Estamos vivendo um tempo em que o digital é premissa, ou seja, deixou de ser diferencial competitivo para se tornar infraestrutura básica”, afirmou Walter Longo (na foto acima), sócio-presidente da Unimark, durante o Congresso Andav 2025, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizada pela Zest Eventos, que se encerra nesta quinta-feira, dia 7 de agosto.

O impacto mais profundo da IA está na mudança de paradigma da tomada de decisão e na otimização dos processos. “Antes, os líderes se apoiavam na experiência. Agora, precisam se apoiar na inteligência de dados para transformar despesas fixas em variáveis e desintermediar as operações. A IA é o copiloto com capacidade para ver o que não enxergamos. São os supervisores digitais silenciosos", definiu Longo.

Em sua avaliação, é preciso repensar comportamentos, mentalidades e modelos de liderança. “O futuro não é digital, é mental, com a intuição como a nova habilidade. Quem não mudar a forma de pensar, não conseguirá acompanhar a velocidade das transformações que estão por vir", finalizou. 

Tecnologia e Inovação

A agricultura digital e a agricultura de precisão garantem uma economia de R$ 10 milhões ao ano em diesel, resultante apenas de informações sobre a rotação de motores, segundo Frederico Logemann, head de estratégia de inovação da SLC Agrícola, debatedor do Painel sobre Inovação e Tecnologia, no Congresso Andav 2025.

“Tendo a fazenda conectada vemos o uso, os equipamentos e os softwares que podem ser aplicados. São gerados indicadores e mensurados ganhos, por exemplo, mas é fundamental vencer algumas resistências e investir em pessoas, treinamento e testes antes de escalar as soluções”, explicou Logemann.

O gargalo da conectividade é um dos responsáveis pela dificuldade de aproveitamento pleno da tecnologia embarcada em máquinas e equipamentos agrícolas, limitando também o acesso à agricultura digital e de precisão. Renato Coutinho, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da TIM Brasil, informou que a empresa conectou 23 milhões de hectares via associação entre fabricantes e a operadora (ConectarAgro). Para isso, foi necessário detectar os pontos convergentes entre os lados envolvidos.

Responsável pelo desenvolvimento e pela aplicação da Ciência na agropecuária, a Embrapa Territorial leva tecnologia para o produtor, tendo como meta disponibilizar aos pequenos e médios produtores, e aos agricultores familiares, as tecnologias utilizadas apenas pelos de grande porte. “A questão é como escalar tecnologia e, nesse ponto, a conectividade ainda é um dificultador”, explicou Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial no painel moderado pela jornalista Cassia Godoy.

Entre os serviços disponibilizados pela Embrapa Territorial está o aplicativo desenvolvido para os produtores de algodão na Bahia, que gera relatórios e coleta dados em estações de capturas de esporos, avisando os proprietários da região sobre a necessidade de adotar práticas de manejo para evitar pragas como o bicudo.

Homenagem Andav: Comunicação no Agro

Durante o Congresso Andav 2025, a jornalista Bianca Barbis, gerente de Comunicação da Andav, e Marcos Chaves, vice-presidente do Conselho Diretor da Andav, entregaram o Prêmio Andav de Reconhecimento na categoria Educação e Comunicação, para o jornalista, publicitário e relações públicas Enio Campoi, sócio-diretor da Mecânica de Comunicação Estratégica, por sua fundamental contribuição para o agronegócio brasileiro, ao desenvolver iniciativas pioneiras, ações inovadoras e ideias criativas para a divulgação e comunicação do setor em nível nacional e internacional.

No painel que sucedeu a homenagem, a produtora rural Camila Telles afirmou que romper mitos e fazer correções em opiniões sobre o agro é uma tarefa que desempenha desde seus 9 anos de idade, quando, na escola, defendeu a soja transgênica. Essa tarefa ganhou mais força nos últimos 10 anos, período em que comprovou seu amor pelo agro e sua história como bisneta de agricultores.

Como influenciadora do agro em redes sociais, Camila reforça seu posicionamento e o trabalho que realiza, buscando contribuir com a difusão do agro. "Se eu pudesse resumir o maior desafio do agro hoje em uma palavra, ainda seria Comunicação", e reforça: "O problema não é o que fazemos, mas o que não contamos, e não apenas nas redes sociais, mas também nos posicionamentos sempre que o agro é criticado".

Cultura organizacional, gestão de pessoas e inclusão

Em um cenário cada vez mais competitivo, a cultura organizacional e a gestão de pessoas são pilares estratégicos para o crescimento sustentável das empresas. Segundo Tatiane Tiemi, CEO do Great Place to Work, em palestra do Congresso Andav 2025, colocar as pessoas no centro do negócio é o caminho para a alta performance e as organizações que priorizam a maximização do potencial humano, a inclusão, a equidade e as boas práticas de gestão de pessoas são também as que melhor performam no mercado.

“Melhorar a performance das empresas começa por contratar bem, de acordo com a estratégia da empresa, com foco na cultura organizacional”, destacou Tatiane, que reiterou que cultura organizacional é construída diariamente por líderes conscientes, com políticas justas e ações coerentes baseados nos valores que a empresa deseja promover.

As empresas que integram esses princípios à sua estratégia não apenas atraem e retêm talentos, como também inovam mais e são mais resilientes em tempos de crise, assegurou Tatiane, que reforçou que existem empresas boas para se trabalhar e que é importante entender que ambiente de trabalho saudável, diverso e acolhedor impacta diretamente nos resultados do negócio.

O Congresso Andav 2025 acontece até o dia 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo e está reunindo 250 marcas nacionais e internacionais e 15 mil profissionais, um público altamente qualificado, formado por distribuidores, agrônomos, consultores, representantes técnicos de vendas, pesquisadores e especialistas das áreas relacionadas. O principal ponto de encontro para networking e atualização de conhecimento do setor de Distribuição de Insumos Agropecuários no país conta com o patrocínio da Basf, Bayer, GiroAgro, Ourofino, Syngenta, Ceres Agrobank, Ecoagro e Aliare.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025