Dia de campo apresenta critérios para implantação de braquiárias no consórcio com milho safrinha
Com o tema “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”, acontecem nos dias 14 e 15 de março as conferências estaduais organizadas pelas delegacias federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com entidades e movimentos sociais no Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no auditório da Fetag, em Porto Alegre, capital do estado. As conferências têm como finalidade qualificar e dar diretrizes às políticas públicas sobre a assistência técnica no meio rural.
A estimativa é de que 120 pessoas participem das conferências no Rio Grande do Sul, com representação de dois terços da sociedade civil, e o restante de órgãos públicos ou vinculados, respeitando a paridade de gênero. Grupos de trabalho serão organizados em torno de cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta de serviços de Ater; e Metodologias e abordagens de extensão rural.
Como resultados, a conferência estadual vai elaborar um documento e eleger 40 delegados para o evento nacional. “É extremamente necessário o Brasil discutir o desenvolvimento do meio rural. Não tem como deixar a assistência técnica de lado neste debate”, afirma Josiane Cristina Einloft, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). Ela acredita que a estiagem deste ano no Rio Grande do Sul pode ser apontada como uma situação que demonstra a importância da assistência técnica para quem trabalha no campo. “As condições climáticas exigem muito conhecimento do agricultor”, salienta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura