Conexão Delta G, GenSys e Embrapa vão desenvolver marcadores genômicos

16.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Conexão Delta G e GenSys Consultores Associados firmaram parceria com a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) para desenvolvimento de pesquisa na área genômica, via análise de DNA, que identifique marcadores moleculares relacionados à resistência genética ao carrapato bovino.

Os trabalhos a campo estão previstos para começarem na estação de calor, a partir do verão 2009, em dois mil animais Braford de rebanhos integrantes da Conexão Delta G, no Rio Grande do Sul. Segundo o médico veterinário integrante do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernando Pötter, serão feitas duas contagens de carrapatos, além da coleta de sangue desses animais, antes da análise a campo.

“A proposta é encontrarmos marcadores relacionados à resistência genética ao carrapato bovino e, com isso, agregarmos a avaliação genômica à avaliação fenotípica, que já é feita”, considerou. Como o trabalho é bastante criterioso, incluindo duas análises de DNA e mapeamentos de genomas, além de provas nas estações experimentais da Embrapa, os primeiros resultados deverão ser obtidos a partir de 2011/2012.

Conforme o representante da GenSys, PhD em genética e melhoramento animal, Vanerlei Roso, a partir da comparação das análises de genoma com a fenotípica os pesquisadores vão tentar identificar características do animal associadas à resistência ao carrapato. Entre as vantagens ao criador destaca a seleção de animais mais resistentes ao parasita e menor incidência de doenças. “Doenças como a tristeza parasitária são transmitidas pelo carrapato. A seleção de animais resistentes ao parasita possibilita ainda agregar valor ao comprador, pois ele vai proporcionar aos seus clientes reprodutores mais adequados”, salientou Roso. De acordo com Pötter, com o avanço da introdução da pesquisa molecular deverão ser identificadas linhagens resistentes ao carrapato e, com isso, será possível selecionar, no futuro, uma população maior resistente ao parasita.

Entre os pesquisadores que vão participar da parceria pela Embrapa Pecuária Sul estão Fernando Cardoso e Claudia Gomes. Cardoso reiterou o pioneirismo desse trabalho tanto na Embrapa Pecuária Sul quanto no Brasil. “Essa pesquisa com abordagem de genotipagem em massa com carrapatos é um trabalho pioneiro no Brasil. Todas essas tecnologias estão em intenso desenvolvimento na comunidade internacional, pois a abordagem é recente e só foi possível a partir do sequenciamento do genoma bovino”, frisou.

A parceria entre a Conexão Delta G e GenSys com a Embrapa Bagé foi firmada em 10 de julho, em Porto Alegre (RS), também com a presença de Flávio Schenkel, PhD em melhoramento genético animal que realizou palestra a técnicos, produtores e demais interessados no Auditório da Farsul. Schenkel, que trabalha atualmente como pesquisador na área de Seleção Genômica e Seleção Assistida por Marcadores Moleculares na Universidade de Guelph, no Canadá, irá atuar como colaborador da parceria. O especialista em melhoramento genético animail ressaltou quanto aos avanços da aplicação genômica no melhoramento genético dos bovinos. “A seleção genômica parece ser a tecnologia que possibilitará o maior progresso genético dos últimos 20/25 anos após a introdução da Inseminação Artificial”, declarou Schenkel.

Segundo o pesquisador, esse impacto tem a ver com a antecipação do conhecimento do valor genético do animal, proporcionada pela análise de DNA. “A seleção genômica permite, através de marcadores moleculares, levar em consideração os 50% da variação genética devido à segregação mendeliana que não são conhecidos”, pontuou. Entre as vantagens da avaliação por genotipagem citou a redução de intervalos de gerações em mais de três anos. Hoje, a seleção genômica está sendo implementada em vários países, especialmente na América do Norte, nos Estados Unidos e Canadá.

Outras informações sobre a Conexão Delta G: A Conexão Delta G é uma associação composta por 53 fazendas de 28 empresas direcionadas à produção intensiva de carne de qualidade. Informações adicionais podem ser encontradas no site:

.

Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro