Conab vai subsidiar escoamento da safra de milho em Goiás

18.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

Produtores de milho em Goiás ganharam um novo apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para venda da colheita. A estatal vai realizar leilão de Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) de 50 mil toneladas do cereal, nesta quinta-feira (19). O objetivo é apoiar a comercialização no estado e transportar o produto para as regiões Norte e Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em janeiro, no último leilão de PEP para Goiás, criadores de aves, suínos, bovinos e indústrias de ração animal receberam aproximadamente R$ 5 milhões em subvenção para transportar 120 mil toneladas de milho para fora do estado. Desde então, a Conab passou a negociar contratos de opção, mecanismo usado pelo governo para comprar antecipadamente a produção.

Goiás é o quarto maior produtor de milho do Brasil, com colheita prevista em 4,10 milhões de toneladas para a safra 2008/2009. A produção local equivale a quase toda colheita da região Nordeste e a 8,15% do milho colhido no País. O maior produtor nacional é o Paraná, com 11,83 milhões de toneladas.

Contratos de Opção - A Conab também ofertará contratos de opção para 78,5 mil toneladas de milho produzido em Goiás. Além de produtores goianos, participam do leilão os agricultores do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, a estatal vai leiloar 29.342 contratos para 792,23 mil toneladas de milho.

Lis Weingärtner,

Mapa/Conab

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro