Adab planeja operações de fiscalização do trânsito nas estradas da Bahia
Em razão dos altos estoques de vinho que têm dificultado a venda da uva pelo preço mínimo, no Rio Grande do Sul, a Conab realizará, nesta quinta-feira (25) uma operação de subvenção na forma de equalização de preços, por meio do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). O leilão será para o escoamento de 7.000 t de uvas híbridas/americanas e 7.000 t de uvas viníferas, safra 2011/2012. O edital referente a esta operação foi publicado na última quinta-feira (18) e encontra-se disponível no site da Conab (
).
Podem participar indústrias de processamento e de elaboração de vinho que comprovarem a compra da uva de agricultores familiares. O participante deverá comprovar a compra de uvas híbridas/americanas ou uvas viníferas, safra 2011/2012, de acordo com a tabela de Preço mínimo vigente para a safra 2011/2012 e o escoamento do vinho fino e de mesa para qualquer localidade, exceto para as Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, na proporção de um litro de vinho para cada 1,34 kg de uva arrematado.
Os leilões contarão com recursos de até R$ 37,7 milhões. O prazo máximo para a comprovação da operação para o recebimento do prêmio será de até 280 dias corridos, contados após a data limite estabelecida para a venda do produto, em cada leilão.
O PEP é um instrumento de apoio econômico dado pelo Governo Federal áqueles que se disponham em adquirir o produto indicado, diretamente do produtor rural ou sua cooperativa, pelo valor do preço mínimo fixado, promovendo o seu escoamento ou destinação na forma definida em edital. Esse instrumento é utilizado quando o preço de mercado de um produto se encontra abaixo do preço mínimo fixado em lei.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura