Casa do Charolês recebe criadores na ExpoLondrina
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou os primeiros números do trigo para o período 2009/2010, durante o sétimo levantamento da safra de grãos 2008/2009, nesta terça-feira (07/04), em Brasília.
A projeção indica que o País vai colher 13,1% menos trigo que em 2008/2009, saindo de 6,02 para 5,23 milhões toneladas. Na região Sul, responsável por mais de 90% do cultivo, a colheita deve encolher 14,4%. Já no Sudeste o cereal crescerá 4,4% e, no Centro-Oeste, 1,1%.
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, explica que além do reajuste, principalmente para o trigo de melhor qualidade, será estimulado o plantio e o crescimento da produção. “No máximo em dois ou três anos, teremos normalizado o abastecimento com produção interna”, diz.
De acordo com o diretor de Logística da Conab, Silvio Porto, o abastecimento interno do trigo estará garantido, mas, com a queda da produção argentina, será necessário recorrer aos mercados americano e canadense. “Por outro lado, projetamos uma pequena melhora em relação à área, em torno de 0,8%”, informa.
Lis Weingärtner,
Mapa, com informações da Conab
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura