Pronatec Campo define pedagogia dos cursos voltados para agriculturores familiares
Um compromisso dos produtores rurais durante a Rio+20, as técnicas de agricultura de precisão começam a ser divulgadas por meio do projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que leva o mesmo nome. O programa já passou por Balsas, no Maranhão, e Bom Jesus, no Piauí. Maracaju vai ser o terceiro município beneficiado entre os dez que o programa vai passar. O Seminário de Agricultura de Precisão acontece na segunda-feira (17), no Sindicato Rural de Maracaju, a partir das 8h30min.
A agricultura de precisão utiliza a tecnologia para fazer um mapa da propriedade, dessa forma, o produtor consegue visualizar como fará o investimento, o uso de fertilizantes e a correção do solo. Dessa forma, existe uma economia de recursos com aumento de produtividade, sem a necessidade de abrir novas áreas. “É garantir uma produção sem prejuízo ambiental”, apontou o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS, Clodoaldo Martins.
“Com os seminários vamos mostrar aos produtores rurais que a Agricultura de Precisão influencia diretamente a gestão das propriedades. Convidamos especialistas no assunto para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as diversas linhas tecnológicas de trabalho e de entender o conceito de AP”, explica o gestor de projetos em Agricultura de Precisão do SENAR, Victor Ferreira.
O pesquisador Ricardo Inamassu vai abrir o seminário com uma palestra sobre os conceitos básicos de agricultura de precisão. Inamassu é pesquisador da Embrapa Instrumentação e professor colaborador da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
Graduado em Engenharia Agrícola, o professor José Molin vai falar sobre a situação atual e as tendências futuras da Agricultura de Precisão. Molin é professor associado do Departamento de Engenharia de Biossistemas - Área de Mecânica e Máquinas Agrícolas da ESALQ/USP.
Fechando a participação dos especialistas nos seminários, o professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Telmo Amado, fará palestra sobre Manejo de Lavouras para alto rendimento, a experiência de produtores. Ele é agrônomo, com experiência em manejo e conservação de solo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura