Comissão de Agricultura debate políticas de desenvolvimento de nova fronteira agrícola

02.06.2015 | 20:59 (UTC -3)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (2/6), às 14 horas, audiência pública para discutir políticas de desenvolvimento econômico para a região do MATOPIBA, nova fronteira agrícola formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O autor do requerimento, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO), destaca a importância e o potencial do novo polo produtivo. "Temos a logística para funcionar e os melhores portos de escoamento da safra – para exportação e para importação –, temos o melhor clima, temos as melhores terras, as terras mais baratas. Só têm que ser feitos os investimentos, temos que fazer o Brasil voltar os olhos para uma região que está aberta a investimentos", afirma.

O principal grão produzido e destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam a despontar na região, como o algodão e o milho. Na safra 2013/2014, MATOPIBA produziu 18,6 milhões de toneladas. A nova fronteira agrícola tem 5,9 milhões de habitantes e 37 municípios.

Foram convidados para a audiência pública:

• o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Otávio Oliveira Campos;

• o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e Associativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Arno Jerke Júnior;

• o diretor da Diretoria Comercial e de Distribuição do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo;

• o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil, Manoel Saraiva Marques; e

• o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Barcelos Lucchi.

A audiência está marcada para o plenário 6.

Informações: Agência Câmara Notícias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025