Pesquisadores alertam produtores sobre escolha do modo de adubação
Reunião realizada na semana passada para decidir a criação do selo de qualidade Puro Feijão foi considerada um sucesso.
“Todas as empresas convidadas comparecera, ouviram atentamente e contribuíram com observações pertinentes ao desenvolvimento do projeto” conta o representante do Instituto Brasileiro do Feijão Marcelo Eduardo Lüders, que coordenou o evento junto com as representantes do Instituto Totum, Celina Almeida e Cláudia Veiga Jardim.
A iniciativa foi aprovada, e já foram iniciados os preparativos para a criação do Selo de qualidade do feijão. Nos próximos meses, o Ibrafe instituirá um comitê que irá, junto com o Instituto Totum, desenvolver o manual do Puro Feijão.
Segundo Lüders, durante a reunião foi constatado que as marcas renomadas sofrem muito com as empresas "talibãs" que tem menores preços, mas não prezam pela qualidade do feijão, principalmente no que diz respeito à higiene. Foram levantadas questões referentes à classificação incorreta do grão e a falta de comprometimento com o consumidor.
“Pouco importa para quem vende apenas o preço baixo, se o feijão tem algum grau de contaminação ou ainda se os produtos agroquímicos usados foram aplicados no tempo certo e na dose certa. Inúmeras amostras de feijão contêm resíduos de agrotóxicos e são descartadas pelas marcas que prezam a qualidade”, disse Lüders durante seu discurso, completando: "É isso que queremos que o consumidor esteja ciente: que existem empresas que cuidam de sua saúde” .
Entre outras observações, foi colocado em pauta a necessidade das empresas de haver um período de ajuste de conduta e autoregulamentação, antes de ocorrerem as primeiras fiscalizações e análises.
Segundo o Instituto Totum, as marcas que receberem o selo Puro Feijão deverão ser monitoradas, a fim de manter a qualidade dos grãos que receberem o Selo. Assim, também serão pesquisadas as marcas que não possuem o selo.
Informações adicionais: (41) 3259-4433
Sindy Molina
Assessoria de Imprensa Ibrafe
(41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura