Com participação da CropLife Brasil, Operação Controle divulga dados de apreensões de defensivos ilegais

Pela primeira vez a ação é realizada com integração entre diferentes órgãos de controle e fiscalização, além de diversas indústrias

14.09.2022 | 17:25 (UTC -3)
Ana Lívia Lopes

Dados mais recentes da Operação Controle, divulgados nesta terça-feira, dia 13 de setembro, em um evento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Distrito Federal), revelam que, ao longo de três meses de operação, foram apreendidas 190 toneladas de agrotóxicos, além de outros produtos, em oito estados da federação. A CropLife Brasil (CLB) – associação que atua na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável – é uma das entidades da indústria que apoiam a iniciativa. A ação, idealizada no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como objetivo dar treinamento a policiais, auxiliar na identificação de produtos ilegais, entre os quais estão os defensivos químicos, e dar destinação ambientalmente adequada às apreensões. 

A Operação reuniu, de forma inédita, diferentes instituições de segurança e fiscalização: foi coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e realizada pelas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícias Militares e Civis de regiões de fronteiras do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul), Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Receita Federal (RFB). "Queremos ressaltar a relevância dessa iniciativa da Seopi, pois planejar e coordenar uma ação dessa envergadura, com alcance nacional, é uma novidade. Foi de suma importância que o Ministério da Justiça tenha integrado os diversos órgãos de execução nessa operação”, comenta Nilto Mendes, Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

"O principal objetivo da Operação Controle Brasil é a descapitalização das organizações criminosas e da entrada irregular de produtos lícitos e ilícitos no País. Com um grande impacto, ela tem também um viés econômico, pois, a partir da entrada ilegal de mercadorias, a economia é também atingida. O sucesso da operação é decorrente da união de esforços de órgãos com atribuições distintas, mas que se complementam", reitera o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alfredo Carrijo. Nilto Mendes celebra o esforço como um marco de sinergia não só entre as instituições de controle e fiscalização, mas também com a indústria. “Queremos reiterar nosso compromisso de oferecer apoio a todas essas autoridades, para que possamos, juntos, destinar todos os produtos apreendidos, não só nessa operação, mas também nas próximas. Nosso comprometimento é permanente", afirma. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro