Liquidez da soja aumenta no Brasil e preços sobem
Liquidez voltou a crescer no mercado de soja nos últimos dias, resultado da maior demanda, sobretudo externa
Pragas que podem acabar passando despercebidas pelo agricultor, os nematoides podem causar danos nas hortaliças e, a depender de fatores como espécie, densidade populacional, condições ambientais e tipo de solo, as perdas podem chegar a 100%, de acordo com especialistas. As hortaliças acabam sendo um alvo fácil, pois em sua maioria, são suscetíveis a nematoides, que se aproveitam disso para a própria alimentação e ciclo de vida, danificando o sistema radicular da planta.
“No verão ou na safra das águas, como é conhecida nessa época, a alta umidade e temperatura contribuem para a reprodução dos nematoides, que deixam os produtores de hortifruti ainda mais em alerta para a necessidade de mitigar esse problema. Além disso, os nematoides nas lavouras acabam deixando as plantas vulneráveis à entrada de outros patógenos, o que pode ocasionar perdas irreparáveis”, afirma Sheila Daniella, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da Adama.
O manejo adequado deve considerar o tipo de cultivar, o nível de infestação do solo, a época do ano e a integração de técnicas como rotação de culturas, uso de produtos biológicos e químicos. A aplicação de nematicidas é uma das mais efetivas no controle dessa praga, reduzindo a população e permitindo que a cultura se estabeleça. A escolha pelo produto correto é fundamental para preparar o solo a receber a cultura implantada, devendo-se analisar as características físico-químicas e mecanismo de ação para maior sustentabilidade do sistema de cultivo. A Adama, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, tem como um dos pilares estratégicos a formulação de soluções que tragam simplicidade, facilidade de aplicação e efetividade. Com foco em nematoides, tem disponível no mercado, entre outras soluções, Nimitz, com menor toxicidade, maior rentabilidade, ação eficaz e definitiva do nematicida real, que traz mais produtividade.
“Nimitz tem ação específica sobre os fitonematoides e a solução tem mostrado um patamar de controle sem precedentes para os principais gêneros de nematoides no Brasil - Meloidogyne spp e Pratylenchus spp -, que trazem maior dor de cabeça aos produtores de HF. A baixa dose de uso, o perfil toxicológico mais brando que os nematicidas tradicionais e a facilidade de aplicação do Nimitz são diferenciais do produto”, explica Sheila.
O Meloidogyne spp, ou nematoide-das-galhas, quando ataca as plantas de batata, forma galhas nas raízes das plantas, que obstruem a absorção de água e nutrientes do solo. Os sintomas também podem ser encontrados nos tubérculos, que acabam apresentando lesões em forma de bolhas que prejudicam a pele da batata e sua comercialização, o que, além do dano físico, que impacta na qualidade, ainda afeta diretamente a produtividade da cultura.
“O controle de nematoides é dado através de todo um manejo para diminuir a população da praga e a escolha pelo produto correto é fundamental. Nimitz proporciona um incremento médio de 48 sacas por hectare na batata e, para batata especial, 41 sacas a mais por hectare quando comparado aos concorrentes de mercado”, relata Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da Adama. Na cenoura, também foram observados resultados expressivos com o uso de Nimitz, que gerou 220 caixas a mais por hectare.
“As culturas do HF, de um modo geral, são suscetíveis à pressão de nematoides. Estamos falando da safra das águas, mas no inverno a atenção do produtor deve se manter senão redobrar, já que a praga acaba sendo porta de entrada para outros patógenos preocupantes também como Ralstonia spp., Verticillium spp., Erwinia spp., Pythium spp., Fusarium spp., Rhizoctonia spp. E ainda há relatos de que o gênero de nematoide Helycotilenchus spp, pouco expressivo na cultura da batata, favoreça a entrada de sarnas, alerta Carla.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura