'Colheita Farta’ premia estratégias de proteção contra ferrugem da soja

20.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A DuPont Produtos Agrícolas divulgou nos últimos dias, em evento realizado na cidade de São Paulo, os nomes dos vencedores do Programa DuPont Colheita Farta em 2012. Trata-se de uma modalidade de avaliação agronômica centrada na produtividade da soja associada ao uso do fungicida Aproach Prima, da companhia, em comparação a outros produtos.

O projeto, em resumo, premia anualmente - numa análise de escala nacional - os sojicultores que obtiverem os melhores índices individuais de produtividade em suas regiões. Pesa também, no resultado final, o sucesso do tratamento que cada agricultor participante realiza com vistas ao controle da ferrugem da soja.

Os oito finalistas deste ano, bem como os três primeiros colocados, foram anunciados no evento da capital paulista pelo vice-presidente da DuPont Produtos Agrícolas, Mario Tenerelli.

Euclides Formighieri, de Corbélia (PR), seguido por João Jacinto, de Itapeva (SP) e Renato Paulo Zaika, da também paranaense cidade de Ponta Grossa, venceram a edição 2012 do programa. Formighieri colheu 111,66 sacas/ha; Jacinto e Zaika atingiram as marcas de 100 sacas/ha e 95,48 sacas/ha, respectivamente.

“Estamos felizes. A premiação mostrou que o método de controle da ferrugem com Aproach Prima ajudou na obtenção de expressivos resultados em nossa produção final”, destacou Formighieri, primeiro colocado.

“O Programa Colheita Farta visa a aprimorar o controle da ferrugem nas principais regiões do País”, explica Roberto Castro, gerente de marketing para fungicidas da DuPont. O executivo enfatiza que o conceito da premiação surgiu “para mostrar com dados precisos o valor agregado que Aproach Prima proporciona aos sojicultores brasileiros. O produto é de alta performance na prevenção da doença e seu uso resulta na colheita mais produtiva”, diz Castro. “Ano a ano Aproach Prima se mantém entre as tecnologias mais bem-sucedidas do Brasil para controle da ferrugem”, complementa.

– Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária – estimam em aproximadamente US$ 20 bilhões as perdas contabilizadas nas lavouras de soja, desde o início desta década, em decorrência dos ataques do fungo causador da ferrugem.

Segundo colocado, Jacinto assinala que o Programa Colheita Farta respalda o papel de liderança tecnológica exercido pela DuPont no mercado agrícola. “A empresa desenvolve produtos de qualidade, faz a sua parte no campo e nós nos beneficiamos desses recursos em nossa propriedade”, observa.

“O Aproach Prima, aplicado preventivamente, controla a doença e mantém a produtividade, por isso gera também mais ganhos e valor para o produtor”, finaliza Paulo Zaika, terceiro colocado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025