Colheita do arroz está próxima do fim no Rio Grande do Sul

Produtores já colheram mais de 80% da área total semeadas e se preparam para próxima safra

14.04.2023 | 14:26 (UTC -3)
Cultivar

A colheita do arroz está chegando ao fim no Rio Grande do Sul. Segundo dados divulgados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os produtores já colheram 82,01% da área total de arroz semeada no estado, faltando pouco menos de 18 pontos percentuais para a conclusão dos trabalhos.

De acordo com a Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga, os números são resultado de informações coletadas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) diretamente junto aos produtores gaúchos.

As quatro regiões com maior área colhida são Planície Costeira Externa, com 91,38% de sua área colhida; Campanha, com 87,29%; Fronteira Oeste, com 84,74%; e Zona Sul, com 81,64%.

Já os produtores da Planície Costeira Interna registraram 79,71% de sua área colhida, enquanto a região Central contabilizou 65,21%.

Ao todo, os produtores orizícolas registraram 688.856 hectares dos 839.972 hectares semeados no estado. Cerca de 151 mil hectares ainda precisam ser colhidos para que a safra de arroz do Rio Grande do Sul seja concluída.

Com o fim da colheita se aproximando, o setor arrozeiro já começa a se preparar para a próxima safra. Segundo especialistas, a tendência é que a área de plantio de arroz no estado seja reduzida, em razão da diminuição dos preços internacionais e do aumento dos custos de produção.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro