A colheita da soja no estado do Maranhão tem avançado significativamente, conforme análise do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado nesta quinta-feira (10/03) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As condições climáticas favoráveis, sobretudo a distribuição e o acumulado de chuvas, têm sido determinantes para o diagnóstico dos resultados obtidos na condução das principais lavouras cultivadas no estado, com destaque para o desempenho produtivo obtido no sul do Maranhão, onde foram observadas lavouras de soja com produtividades médias em torno de 3.360 kg/ha (56 sacas/60kg/ha), o que representa um retorno relativamente favorável para o produtor, em termos de rentabilidade.
A colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação. Estima-se que cerca de 44% da área plantada já tenha sido colhida.
Milho
A semeadura e implantação das lavouras de milho 2ª safra no estado do Maranhão avançam na mesma proporção em que a colheita da soja também evolui. A Conab estima que cerca de 75% da área desse cereal esteja plantada, com ênfase para um ligeiro incremento da área semeada que, segundos dados da pesquisa, foi fortemente influenciada pelas boas condições climáticas, que tem favorecido a colheita segura da soja (salvo algumas pontuais exceções em que o produtor teve dificuldade de colheita em função do volume de chuvas).
Mais informações sobre as principais culturas agrícolas no Maranhão e em todo o país podem ser conferidas no Boletim do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado no site da Conab.