Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
Entre os dias 22 e 24 de setembro, a IBC e a F.O. Lichts promoverão a conferência Cogeneration Brazil 2009. O evento acontecerá em São Paulo e trará experiências de sucesso na geração de receita a partir da comercialização da bioeletricidade.
Participarão dos debates executivos do governo federal, produtores e investidores do Brasil e do exterior. Um workshop sobre estratégias para conexão à rede básica de plantas de cogeração completa a programação.
Para a gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Tatiana Munhoz, a cogeração de energia a partir do bagaço representa uma excelente oportunidade de negócio para as usinas de açúcar. “A cogeração é uma nova fonte geradora de receita e contribui também para a diversificação da matriz energética brasileira”, destaca a gerente. “Por esse motivo, a conferência abordará as políticas para cogeração e a otimização da tecnologia para maximizar lucros e garantir financiamentos de longo prazo. Além disso, serão discutidos pontos referentes à logística do bagaço de cana e à seleção adequada da variedade da cana-de-açúcar”, afirma Tatiana.
A palestra de abertura terá a presença do assessor de bioeletricidade da UNICA, Zilmar José de Souza, que falará sobre a exploração de toda a capacidade de uma usina. Na sequência, o diretor da BioEnergias Renováveis, Felipe Barroso, mostrará como aumentar a lucratividade dos projetos de biomassa. Já a escolha do tipo adequado de cana-de-açúcar para melhorar a eficiência e maximizar o retorno na geração de energia será o tema da apresentação do diretor-presidente da CanaVialis, Ricardo Madureira.
Os aspectos financeiros dos projetos também serão abordados no evento. Executivos do BNDES, International Finance Corporation e Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro discutirão questões como financiamento e fundos de longo de prazo, perspectivas para projetos de cogeração em tempos de recessão global e oportunidades no desenvolvimento de projetos de crédito de carbono.
Já o futuro da cogeração no Brasil será analisado pelo diretor de pesquisa em energia elétrica da EPE, José Carlos de Miranda Faria. Completam o programa a experiência da Dhampur em projetos de cogeração na Índia e as palestras da Brenco, COGEN-SP, Dedini S/A, Fourteam Engenheiros Associados, Grupo Equipav, TGM Turbinas e Thermal Energy Systems sobre logística do bagaço, contratos de comercialização e modernização das instalações nas plantas de cogeração.
Após a sessão principal, um workshop encerrará os trabalhos. O presidente da Andrade & Canellas, João Carlos de Oliveira Mello, e a sócia da Advocacia Waltenberg, Gerusa Magalhães, falarão sobre estratégias para conexão de plantas de cogeração à rede de transmissão de eenrgia. No encontro, será possível conhecer em detalhes a Resolução 320/2008, que tratam dos investimentos em substações de ICG para facilitar a distribuição à rede básica.
A programação completa do evento está disponível no site
ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail
.
AGENDA:
Cogeneration Brazil 2009
Organização: IBC e F.O.Lichts
Data: 22 a 24 de setembro de 2009
Local: Pestana São Paulo Hotel – Rua Tutóia, 77 – São Paulo - SP
Horário: das 08h30 às 18h00
Informações: 11-3017-6808 ou
Website:
Luciano Fonseca
Informa Group Latin America
11-6641-5280
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura