Valtra e Grupo SHARK inauguram unidade em Santa Catarina
Qual o papel da mídia na melhoria da cadeia produtiva do feijão? Essa foi a questão tema da palestra da de Giovani Ferreira, editor do Caderno Caminhos do Campo da Gazeta do Povo, no II Fórum Brasileiro e II Encontro Paranaense do Feijão.
Durante sua fala Ferreira colocou a mídia especializada como uma grande parceira no desenvolvimento do agronegócio, mas apontou erros que prejudicam essa ligação. Segundo Ferreira a cobertura sempre esteve voltada a apenas uma das pontas da cadeia produtiva. “Ou temos uma visão do campo, do produtor, ou uma visão de mercado, porteira a fora”, colocou, completando: “Raramente vemos uma cobertura sobre nova tecnologia, sobre novas cultivares, por exemplo". Ele ainda apontou algumas estratégias na divulgação de temas ligados a área em especial o feijão . “É preciso ter uma visão completa, sistêmica do processo. Observar toda a cadeia”, afirmou.
O jornalista falou também sobre alguns desafios para se manter o feijão na mídia e ajudar no aumento do consumo. Segundo Ferreira, a imprensa, o governo e a cadeia produtiva tem que andar juntos na busca dos objetivos do setor, mas para isso ele aponta: ‘’É necessário que a cadeia produtiva se organize”.
O editor afirmou que, o feijão nosso de cada dia, e a divulgação de sua importância, o resgate da cultura do consumo do alimento, passa necessariamente pela comunicação. E terminou sua palestra dizendo que, por isso, a imprensa faz parte desse movimento." Ela é um dos elos dessa cadeia produtiva do feijão".
Sindy Molina
Assessoria de Imprensa Ibrafe
(41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura