CNPq, Ministério da Ciência e A.B.E.L.H.A. financiam pesquisas em prol da polinização agrícola

Chamada Pública vai selecionar projetos que deverão receber aporte de recursos no valor global de até R$ 2,2 milhões; prazo para submissão de propostas vai até 28 de março

18.02.2022 | 14:28 (UTC -3)
Guilherme Castellar
Pesquisas podem contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira. - Foto: Divulgação
Pesquisas podem contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira. - Foto: Divulgação

Uma nova parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) viabilizou o lançamento de uma nova chamada pública para estudos sobre polinizadores.

Chamada CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 - Polinizadores, lançada em dezembro, vai selecionar projetos de pesquisa em temas relacionados à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos e serviços a partir de e para polinizadores. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de até R$ 2,2 milhões, em quatro linhas de pesquisa:

  • Produtos, insumos e serviços para apicultura e meliponicultura
  • Produtos advindos da apicultura e meliponicultura
  • Serviços de polinização em culturas de interesse econômico
  • Levantamento da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistêmicos de polinizadores

Fomento à ciência feita no Brasil

Para Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., a iniciativa público-privada é mais um grande passo para a geração de conhecimento técnico e científico na área. “Poder viabilizar, por meio da parceria com o CNPq e o MCTI, uma nova chamada pública para a realização de pesquisa científica no Brasil é motivo de orgulho para nós. É de fundamental importância para a produção sustentável de alimentos, para a conservação dos polinizadores e da nossa biodiversidade e igualmente para o fortalecimento da apicultura e da meliponicultura como atividades profissionais, geradoras de renda e de bem estar social.”

Vale lembrar que, em 2017, a parceria entre as três instituições e o IBAMA deu origem à primeira Chamada Pública sobre polinizadores (Chamada CNPQ/MCTIC/IBAMA/ASSOCIAÇÃO A.B.E.L.H.A. Nº 32/2017), e os projetos de pesquisa por ela contemplados terão seus resultados apresentados este ano.

“Essa é mais uma parceria do CNPq com a Associação A.B.E.L.H.A. para apoiarmos pesquisas nesta área tão importante para a conservação das espécies polinizadoras e para a biodiversidade. Já tivemos experiências anteriores muito bem sucedidas, com a chamada de 2017, que resultou em estudos riquíssimos que mostram a importância da polinização, como na produção de frutas e frutos para a alimentação. Essa ação conjunta é fundamental para fortalecer a ciência brasileira e temos certeza de que teremos, novamente, ótimos projetos para financiar", Evaldo Vilela, presidente do CNPq.

Evaldo Vilela, presidente do CNPq
Evaldo Vilela, presidente do CNPq

“Com o lançamento dessa nova Chamada Pública voltada à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em polinizadores, o MCTI, em parceria com a Associação A.B.E.L.H.A e o CNPQq, reafirma a importância dos polinizadores, em especial os da biodiversidade brasileira, como um dos temas prioritários para o desenvolvimento sustentável nacional. Esperamos com essa nova chamada apoiar projetos que ampliem nossos conhecimentos acerca da biodiversidade de nossos polinizadores, sobre os ganhos de produtividade proporcionados pelos serviços ecossistêmicos dos polinizadores, auxiliar no desenvolvimento de produtos e insumos para a apicultura e meliponicultura, bem como aqueles obtidos a partir desses polinizadores. É uma iniciativa que consolida um tipo de parceria público-privada para o financiamento de pesquisa estratégicas para o País e que pretendemos replicar em outros temas”, Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI.

Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI
Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI

Chamada CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 -- Polinizadores

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024