CNPq aprova projeto de pesquisador da Embrapa Café

15.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

O CNPq aprovou a concessão de auxílio para o desenvolvimento do projeto “Clonagem e caracterização de promotores de três isoformas de expansinas de Coffea arabica”, do pesquisador da Embrapa Café, Luiz Filipe Protasio Pereira.

A aprovação se deu com base na recomendação do comitê de biotecnologia e de acordo com o que estabelece o Edital MCT/CNPQ 14/2009 – Universal.

Tendo em vista a experiência em transformação genética de cafeeiros e a necessidade da utilização de promotores específicos para produção de plantas geneticamente transformadas, baseado nos resultados obtidos pelo trabalho com expansinas, o objetivo principal do projeto é a clonagem e a caracterização de promotores de três genes para expansinas envolvidos em estágios de desenvolvimento e maturação de cafeeiros e a comparação genômica das isoforma CaEXPA3 entre os cultivares Iapar 59 e Iapar 59 Graúdo.

A identificação e caracterização dos promotores relacionados aos estágios de maturação de frutos servirão não somente para um melhor entendimento dos processos de fisiologia do desenvolvimento e maturação dos frutos de cafeeiro, mas também propiciará vetores para serem utilizados em trabalhos com aplicação comercial de plantas geneticamente transformadas de café. Espera-se obter quatro promotores com atividade relacionada ao desenvolvimento e a maturação dos frutos de Coffea spp .

O pesquisador Luiz Filipe atua junto ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, PR. O projeto será desenvolvido por pesquisadores do Iapar, Embrapa Café e CIRAD - Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, da França. O laboratório de Biotecnologia do Iapar mantém acordos com universidades para treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação, participando dos programas de mestrado em Genética e em Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina.

Fonte: Área de Comunicação da Embrapa Café - (61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025