Marcelo Okamura assume o InpEV
Agrônomo era diretor de pesquisa e desenvolvimento para América Latina da FMC
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, no dia 9 de março, em Goiânia (GO), mais um encontro regional para debater as propostas do setor agropecuário para o Plano Safra 2023/2024.
A reunião foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o objetivo de reunir as demandas da região Centro-Oeste que serão levadas pela CNA ao governo federal como contribuição para as diretrizes da próxima safra.
Segundo o presidente da Faeg e da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, ultimamente os recursos do Plano Safra não têm sido suficientes para atender toda a demanda do setor, que hoje fica em torno de R$ 1 trilhão ao ano.
“Além da necessidade de construirmos um plano robusto que atenda todas as cadeias, também precisamos fomentar os instrumentos privados, através do mercado de capitais”, disse Schreiner.
O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que a participação das federações nos encontros é fundamental para mensurar a necessidade específica de cada uma das regiões.
“Queremos apresentar ao governo uma proposta que contemple toda a demanda do setor, não só de recursos, mas também de itens financiáveis que possibilitem a expansão da produtividade e aumento da tecnologia no campo”, explicou.
As principais demandas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, discutidas no encontro, foram o aumento de recursos e redução na taxa de juros; atualização dos valores para enquadramento dos produtores às diferentes linhas de crédito; elevação dos limites para custeio, por beneficiário, por ano agrícola; melhoria de alternativas de garantia para financiamento do Pronaf e priorização dos Programas PCA, ABC+ e Moderfrota no caso de crédito para investimento.
O próximo encontro será realizado nesta segunda-feira (13/03), na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e reunirá as federações, produtores e sindicatos dos estados do Sudeste.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura