CNA levanta custos de produção do café

Confederação levantou custo de produção do café arábica em Franca (SP)

27.04.2023 | 16:05 (UTC -3)
CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na terça (25/04), um levantamento dos custos de produção do café arábica em Franca (SP), para reunir informações atualizadas sobre a realidade da cafeicultura na região.

O encontro teve a participação do presidente do sindicato rural do município, José Henrique Mendonça, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), além de cafeicultores.

De acordo com os participantes do painel, mesmo com a recente melhora das condições climáticas, o parque cafeeiro na região ainda não se recuperou totalmente e parte dos produtores enfrenta mais um ano de produtividade baixa.

Na comparação com o painel realizado em 2022, para a mesma propriedade modal, houve redução nos desembolsos com os principais componentes do custo de produção, com destaque para mão de obra (3,9%), mecanização (26,4%), fertilizantes (32%), corretivos (35%) e defensivos (6%).

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro