Trigo e cevada poderão ter produção acima da expectativa no RS
A área de cultivo do trigo alcançou 1.458.026 hectares no Estado
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) divulgaram, na quinta (10/11), uma série de orientações aos produtores rurais mineiros para a elaboração do laudo técnico após vendavais e chuvas de granizos atingirem o estado nos últimos dias.
Os eventos climáticos danificaram lavouras e pastagens, comprometendo a colheita e produção futura. Segundo nota da CNA e da Faemg, para que o produtor consiga renegociar as operações de crédito aos credores ou acionar a seguradora, é necessária a elaboração de um laudo técnico.
“O produtor precisa solicitar a um profissional a emissão do laudo técnico para registar como o evento climático, nesse caso a chuva de granizo, afetou sua lavoura”, explicou a assessora técnica da CNA, Mariza de Almeida.
Com o documento em mãos, os produtores afetados podem ter acesso ao seguro rural, à prorrogação e renegociação de débitos e à linha de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para financiar a recuperação de áreas danificadas.
A CNA e a Faemg estão trabalhando para o levantamento das áreas, culturas e estimativas de prejuízos de curto, médio e longo prazos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura