Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético
Um dia diferente, para ficar na lembrança. É o que propõe a organização da 1ª Cavalgada do Circuito das Frutas, agendada para este sábado (17/10).
Com saída de Itupeva/SP, às 7h30, vai passar por Louveira e terminar com um jantar, regado a muita moda de viola, em Jundiaí. No trajeto, de 32 quilômetros, visitas a propriedades rurais, degustação de frutas e produtos derivados, almoço na roça e muita animação.
“Pensamos nisso durante um evento com o pessoal do Circuito. Tem ocorrido uma aproximação muito grande deles com a Secretaria (de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), que já rendeu muitos frutos em termos de divulgação dos municípios da região e valorização de seus produtos, o que ajuda a gerar renda aos agricultores, a maioria, com propriedades de pequeno porte”, explicou o idealizador da cavalgada - e seu grande entusiasta, o secretário-adjunto Antonio Julio Junqueira de Queiroz.
Também participam da iniciativa a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas e o Pólo Turístico, composto pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Indaiatuba, Morungaba e Atibaia. Cada cidade do Circuito ficou responsável por um grupo de cavaleiros. Já foi confirmada a participação de 150.
O turista deverá ir ao passeio com seu próprio animal ou charrete. Embora seja um evento de lazer e turismo, a organização alerta que é preciso seguir normas quanto à participação dos animais, referentes à documentação e exames médicos. Por isso, os escritórios de defesa agropecuária da Secretaria da região (Campinas e Bragança Paulista) estão orientando os interessados. Um veterinário estará no local, no dia da cavalgada, para acompanhar a conferência de exames.
“Essa cavalgada vai servir como uma espécie de teste. A idéia é que a iniciativa se espalhe pelo Estado, numa iniciativa entre os municípios, a Secretaria e entidades locais. Já fomos procurados, por exemplo, pela prefeitura de Cruzeiro, que fica na região do Vale do Paraíba”, afirmou o secretário-adjunto.
Quem quiser participar pode procurar as secretarias de Agricultura ou Turismo das prefeituras do Circuito, associação de cavaleiros de seu município (se houver) ou se inscrever por ocasião da cavalgada. A taxa de R$ 30 inclui camiseta, café da manhã, almoço, jantar, água e frutas. Uma ambulância vai garantir a segurança dos participantes e um caminhão de apoio será destinado aos animais.
PROGRAMAÇÃO:
7h30 - concentração, com café da manhã no sítio do sr. Adão Kobaiashi, situado na Via Valdomiro Bertaci, 1.201, bairro São Pedro (Itupeva)
9 horas - partida da cavalgada pela Estrada da Mina, passando pelas propriedades Lourençon, percorrendo outras propriedades rurais na Rodovia da Uva, atravessando a Anhanguera até o bairro Cecap entrando no Sitio São Vicente do Roberto Losqui, até o pontilhão na estrada do bairro Currupira
12 horas - intervalo para almoço (churrasco)
14 horas - retorno ao trajeto até a portaria do Parque do Currupira, entrando à direita, passando na estrada do bairro Rio Acima até a estrada de Itatiba, cruzando a estrada e passando pela Fazenda Nossa Senhora da Conceição e pelo sítio da família Marquezim até o Rancho do Mingo (Domingos) Fonte Basso. Está prevista a chegada às 18 horas, para um jantar com moda de viola
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Assessoria de Comunicação da Secretaria
11 5067-0069 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura