Cientista americana discute pesquisa com borracha natural

12.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A pesquisadora Colleen Marie McMahan do Serviço de Pesquisa em Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/ARS) estará na Embrapa Instrumentação Agropecuária nesta sexta-feira (13/11), para apresentar o projeto desenvolvido com borracha natural na instituição.

Para a pesquisadora, a borracha natural é considerada um material crítico e estratégico para a indústria manufatureira e defesa nacional dos Estados Unidos, que é quase 100% dependente da importação do produto. O projeto de pesquisa do USDA/ARS Agricultura visa desenvolver pesquisa em plantas alternativas, para produção de borracha em clima temperado. Mais de 2500 espécies de plantas produzem borracha natural, alternativas ao látex importado são de grande potencial, pois fornecem benefícios sociais, econômicos e estratégicos para os EUA.

Em sua apresentação, Colleen vai mostrar o desempenho tecnológico da borracha alternativa e a importância dos co-produtos gerados, para a sustentabilidade. Seu trabalho no departamento da ARS está focado na compreensão da biosíntese da borracha, assim como a extração do látex de plantas para uso industrial produzido biologicamente. A cientista, após terminar o doutorado, trabalhou 13 anos no gerenciamento de pesquisa e tecnologia no setor industrial, obtendo ampla experiência nas propriedades e aplicações de vários tipos de polímeros. O seu foco e, do grupo de pesquisa que lidera, foi o de resolver problemas por intermédio do entendimento da ciência que está por detrás da tecnologia utilizada. O impacto dessas contribuições é ressaltado pela sustentabilidade, uma vez que os métodos desenvolvidos são utilizados ainda hoje na indústria.

Ela é autora ou co-autora em 39 publicações e três livros. Os trabalhos em colaboração internacional estabelecida desde 2004, são principalmente com cientistas do Brasil, Japão, França e Canadá.

Parceria Embrapa

Com a Embrapa Instrumentação Agropecuária tem trabalhos em parceria com o pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias e metodologias para a avaliação e melhoria da qualidade da borracha natural e sisal para aplicação industrial. O trabalho que está sendo desenvolvido na Embrapa Instrumentação Agropecuária visa à produção de compósitos (plásticos reforçados com fibras), de melhor desempenho em função da otimização das propriedades das fibras.

Serviço

A apresentação do projeto está marcada para as 16 horas.

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 21072901 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025